Imagem
ConexãoRevista.
35 Views 4 min 0 Comentário

Com o horário estendido, UBS do Jardim Vera Lúcia atende mais de 1200 pacientes por mês

- Cidades, Corbélia
4 de outubro de 2019
Anúncio

A Unidade Básica de Saúde Nathalia Buchinger localizada no Jardim Vera Lúcia em Corbélia também passou a oferecer horário diferenciado para a população atendida pela UBS. Antes, os moradores, que precisavam muitas vezes faltar no trabalho ou até ficar sem atendimento por conta do horário, agora tem a oportunidade de serem atendidos até às 21h.

A enfermeira coordenadora da unidade, Camila Huber Zanatta, mostra bons resultados nestes seis meses de atendimento estendido na UBS. 

A iniciativa partiu da mesma lógica das UBS do Ouro Verde do Piquiri que também atende com  o horário estendido.

A alta procura por atendimento por parte de trabalhadores no Pronto Atendimento Municipal – PAM, trouxe a preocupação para a secretaria de saúde, que desde março, passou a disponibilizar efetivo para que a unidade no Jardim Vera Lúcia  funcione todos os dias até a noite.

Anúncio

A enfermeira coordenadora da unidade, Camila Huber Zanatta, mostra bons resultados nestes seis meses de atendimento estendido na UBS.  Somente nos meses de maio, junho, julho e agosto foram realizadas 4.028 consultas na unidade.

“Conseguimos atender a maioria dos pacientes que procuram a unidade. Temos 22% de agenda e 78% dos atendimentos são demanda espontânea no dia, isso facilita muito a resolução dos quadros agudos dos pacientes e principalmente a humanização do atendimento”.

São três clínicos gerais que atendem na UBS: um em horário normal e dois no horário diferenciado, de segunda a sexta-feira. Para o acolhimento da população na unidade, são disponibilizadas duas técnicas de enfermagem.

O atendimento em um horário em que a maioria dos moradores não estão trabalhando, também reflete dentro dos consultórios. O Dr. Thiago Thronicke Ribeiro Maran está entre os Clínicos Gerais que realizam consultas depois das 18h. Para ele, a humanização no atendimento ao paciente é importantíssima para recuperação.

“O horário estendido tem um papel importante no atendimento, uma vez que existe um tempo de cobertura maior para ouvir, compreender, aconselhar, entender as queixas e necessidades dos pacientes, apresentando mais resultados na resolutividades dos casos.”

O Dr. Thiago Thronicke Ribeiro Maran está entre os Clínicos Gerais que realizam consultas depois das 18h.

A Secretária de Saúde, Cleide Terezinha dos Santos Messias conta que a decisão de fazer o trabalho diferenciado na unidade foi pela demanda da região, que é a mais carente em relação à saúde, e também possui a população maior.

Na UBS, psicólogo e nutricionista também atendem a população em horário estendido, com agendamento por telefone. Nas segundas-feiras ocorre o atendimento de nutrição, e nas quartas, de psicologia. “Tem um trabalho bem intenso em relação à saúde mental, com um dos médicos, ele faz bastante o acolhimento para pacientes que já passa para a psicóloga, e tem grupos de atendimentos”, explica a secretária de saúde.

A odontologia também tem espaço para atendimento noturno. Nas terças e quintas-feiras, os moradores podem fazer o agendamento para procedimentos com o dentista.

São atendidos mais de 1200 pacientes por mês na unidade, com o horário diferenciado, ou seja, uma média de 300 moradores que passam pela UBS por semana desde junho.

Anúncio
Comentários do Facebook
Anúncio
Os comentários estão fechados.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading