Coleta irregular de materiais recicláveis prejudica ACOMAR em Corbélia

A Associação de Catadores de Recicláveis de Corbélia – ACOMAR, vem sofrendo prejuízos devido à coleta irregular de materiais recicláveis feita por pessoas não cadastradas ou vinculadas à associação, mas que se beneficiam da organização da entidade no município.

O fato vem sendo registrada desde o início da distribuição dos sacos do programa Cidade Limpa em 2017. De acordo com servidor Andreo Fontana, um dos responsáveis pela administração da associação, a ação ocorre somente em bairros mais ricos de Corbélia e muitas vezes as pessoas que passam recolhendo levam somente os materiais mais caros como o alumínio.

“Eles passam, recolhem o que tem dentro da bolsa, alguns inclusive pegam só o alumínio.”

Os catadores não associados passam durante a noite, ou bem no início da manhã, horas antes do caminhão com os catadores associados realizarem a coleta. Quando a ACOMAR passa as bolsas (sacos de ráfia) de materiais recicláveis já estão vazios, ou com pouquíssimo material.

A coleta irregular chega desviar em média 5 toneladas por mês de materiais que deveriam ir para a associação. A ação prejudica diretamente o rendimento da entidade, que se sustenta com a venda dos materiais coletados.

“Nossa média é de 32 toneladas mensais reciclados, acredito que umas 5 toneladas eles desviam”.

Andreo conta que a ACOMAR já registrou um boletim de ocorrência, já que as bolsas (sacos) foram adquiridas com recursos do município. Ele explica que tenteou ainda com que essas pessoas se associassem à entidade, no entanto não houve colaboração e a ação continua acontecendo.

“Nós ficamos de mãos atadas porque são pessoas humildes e justificam que não estamos deixando eles trabalharem. E nós não temos uma lei municipal que proíba este tipo de ação. E por outro lado eles não querem participar da associação.”

Andreo deixa a orientação para que os moradores coloquem os sacos com os materiais recicláveis na frente de casa próximo ao horário que o caminhão da ACOMAR costuma passar.

“A gente agradece a população por separar o material reciclável, e pedir que deixem para colocar as bolsas próximo ao horário que a coleta da ACOMAR costuma passar.”

Envie sugestões de pautas, fotos ou videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você (45) 9 9958-3996 ou Receba notícias da Conexão Revista no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: