
A Associação de Catadores de Recicláveis de Corbélia – ACOMAR, vem sofrendo prejuízos devido à coleta irregular de materiais recicláveis feita por pessoas não cadastradas ou vinculadas à associação, mas que se beneficiam da organização da entidade no município.
O fato vem sendo registrada desde o início da distribuição dos sacos do programa Cidade Limpa em 2017. De acordo com servidor Andreo Fontana, um dos responsáveis pela administração da associação, a ação ocorre somente em bairros mais ricos de Corbélia e muitas vezes as pessoas que passam recolhendo levam somente os materiais mais caros como o alumínio.
“Eles passam, recolhem o que tem dentro da bolsa, alguns inclusive pegam só o alumínio.”
Os catadores não associados passam durante a noite, ou bem no início da manhã, horas antes do caminhão com os catadores associados realizarem a coleta. Quando a ACOMAR passa as bolsas (sacos de ráfia) de materiais recicláveis já estão vazios, ou com pouquíssimo material.
A coleta irregular chega desviar em média 5 toneladas por mês de materiais que deveriam ir para a associação. A ação prejudica diretamente o rendimento da entidade, que se sustenta com a venda dos materiais coletados.
“Nossa média é de 32 toneladas mensais reciclados, acredito que umas 5 toneladas eles desviam”.
Andreo conta que a ACOMAR já registrou um boletim de ocorrência, já que as bolsas (sacos) foram adquiridas com recursos do município. Ele explica que tenteou ainda com que essas pessoas se associassem à entidade, no entanto não houve colaboração e a ação continua acontecendo.
“Nós ficamos de mãos atadas porque são pessoas humildes e justificam que não estamos deixando eles trabalharem. E nós não temos uma lei municipal que proíba este tipo de ação. E por outro lado eles não querem participar da associação.”
Andreo deixa a orientação para que os moradores coloquem os sacos com os materiais recicláveis na frente de casa próximo ao horário que o caminhão da ACOMAR costuma passar.
“A gente agradece a população por separar o material reciclável, e pedir que deixem para colocar as bolsas próximo ao horário que a coleta da ACOMAR costuma passar.”
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO