Imagem
29 views 3 min 0 Comment

Chuva ainda não foi suficiente para iniciar o plantio de soja na região

- 20 de setembro de 2019
Anúncio

As poucas aparições de chuvas nos últimos dias em Corbélia e região foram boas para os agricultores, mas ainda não suficientes para o plantio. As produções ainda estão atrasadas pela estiagem que ainda não tem previsão para terminar.  A chuva registrada nas últimas semanas não foi significativa, o que não chega nem perto do que é necessário para que o plantio de soja, trigo, milho e feijão vá para frente.

José Pértile, técnico agrícola da SEAB (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento), explicou que o plantio do soja é o mais preocupante e afetado com a falta de chuva, com apenas 3%, onde já deveria estar em aproximadamente 40%, em comparação aos outros anos. “Chovendo agora é benéfico porque tem que plantar o soja, tem que ter umidade, coisa que não está acontecendo. Tem que chover de 40 a 50 milímetros para amenizar a situação”.

FALTA DE CHUVAS NA REGIÃO

A chuva está longe da previsão do técnico. De acordo com o mapa que mede a quantidade de chuvas do Simepar, nesta última semana, na região oeste o acumulado de chuvas não chegou a atingir 2 milímetros sequer, o que afeta o agricultor no geral. “. É uma preocupação da parte dos produtores porque quanto mais atrasa o plantio do soja agora, atrasa o plantio do milho a segunda safra que é em janeiro. O trigo, estamos 70% ele colhido, com 1700 quilos por hectares, é uma quebra significativa, devido as formações de geadas que houve dias 6, 7 e 8 de julho, e após este período tivemos um período longo de estiagem onde comprometeu aquele trigo que estava na fase de floração”,  relata  Pertille.

Anúncio

Em 2018 o cenário de estiagem não era muito diferente. A época de seca também atingiu diretamente o produtor, mas o plantio estava ainda mais avançado, com 9% da área coberta. A esperança de chuva é a que fica “Ano passado também houve um período de estiagem, praticamente na mesma época e depois o pessoal plantou o soja em setembro, plantou no pó e depois choveu, houve erosão, e foi complicado”.

Apesar do atrasado, um cenário otimista vem por aí no fim de semana: a previsão aponta uma média de 15 milímetros de chuva para a região oeste, sendo 16 milímetros de chuva para Cascavel e 13,9 milímetros para Corbélia.

Anúncio
Comentários do Facebook
Anúncio
Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading