Imagem
72 views 5 min 0 Comment

Centro de Convivência de Idosos retoma atividades presenciais em Corbélia

- 2 de julho de 2021
Anúncio

O Centro de Convivência de Idosos de Corbélia poderá retornar com as atividades presenciais a partir desta segunda-feira, 05. Um decreto do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi publicado em diário oficial autorizando o retorno.

O Decreto vem junto à uma série de medidas sanitárias para cumprimento dentro do Centro de Convivência como o uso obrigatório de máscaras, readequação dos espaços físicos respeitando o distanciamento de 1,5m entre os trabalhadores e os idosos, demarcação de pisos, lacrar torneiras a jato dos bebedouros, disponibilização de álcool em gel 70% além de diversas medidas de orientação e sanitização dos ambientes.

O Secretário de Desenvolvimento Social Jair Fontana comemorou a retomada das atividades, importantes para o bem estar dos idosos. “O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa vê que o idoso, além do direito à Saúde, tem também direito a Convivência Comunitária o que também trará qualidade de vida a este público, pois a socialização é uma questão de saúde mental. Percebemos que nesta Pandemia e com o isolamento social muitos idosos começaram a enfrentar a depressão, e neste momento, que estão vacinados (um dos critérios para a participação), onde os servidores estão vacinados e preparados pra todas as exigências da Vigilância, nada melhor que garantir o direito a esta volta com a convivência comunitária ao idosos.”

Anúncio

A Secretaria de Desenvolvimento Social fez uma extensa organização para atender todas as exigências e voltar com segurança. Só poderão participar das atividades por exemplo os idosos que estão nos critérios para retorno, ou seja, para os idosos que já foram vacinados com as duas doses da vacina para COVID-19. Todos foram visitados por equipes do CRAS e Coordenação do Centro de Convivência.

“Os idosos que estão nos critérios para retorno já foram todos avisados em visitas domiciliares realizadas um a um. Foi assinado termo de compromisso e feitas as orientações e inscrições. As atividades não estão abertas para o público idoso em geral.”

As atividades socioeducativas poderão voltar de forma gradativa, com grupos de até 50 pessoas e tempo máximo de duas horas de atividades para cada grupo. Os grupos foram divididos em 5 dias da semana, e as atividades de contato direto como dança e esportes estão descartadas. “Cada idoso já tem sua data pré-definida para participação, não poderá ir em dia diferente do programado, tudo para evitar aglomeração. As atividades de dança que já são uma cultura do CCI, neste momento estão proibidas.”

Haverá várias atividades já programadas como palestras educativas, atividades de artesanato, atividades físicas organizadas por educadora física. Não haverá consumo de alimentos no local. Ao final de cada dia de atividade, será fornecido para o idoso p alimento para consumir em sua casa, ou no caminho.

O transporte dos idosos também está autorizado a ser retomado desde que siga as normas estabelecidas no decreto, entre elas a reserva de intervalo entre os assentos para garantir o distanciamento, além da limpeza, desinfecção e disponibilização do álcool 70%. O transporte desses idosos com os veículos (van e ônibus) da Secretaria, acontece conforme itinerário dividido por bairro.

O Distrito da Penha terá dia específico, serão trazidos aqui na sede para realizarem as atividades aqui, e o público do Ouro Verde será atendido no próprio distrito, em dia específico.

Anúncio
Comentários do Facebook
Anúncio
Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading