Imagem
ConexãoRevista.
66 Views 4 min 0 Comentário

Cascavel terá Dia D contra dengue com unidades de saúde abertas no sábado (2)

- Destaque
1 de março de 2024
Anúncio

Com 2.779 casos confirmados de dengue e uma morte registrada, Cascavel vive um cenário de epidemia. O alerta está ligado e somente os esforços de todos poderá frear o avanço da doença no Município. Atenta a isso, a Secretaria de Saúde dá uma resposta imediata e promoverá o Dia D de Mobilização Contra a Dengue neste sábado (2) em Cascavel. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (29), durante coletiva de imprensa. 

O atendimento da rede de saúde pública já começa a ter um crescimento significativo, por conta de pacientes com sintomas de dengue. As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) chegam a ter 100 pacientes a mais por dia. Por isso, as equipes médicas e de enfermagem foram reforçadas a fim de reduzir o tempo de espera dos cascavelenses. 

Como ação para desafogar as UPAs, será realizado neste sábado (2), no dia D, a abertura de três unidades de saúde, das 8h às 13h, exclusivamente para atender pacientes com sintomas de dengue. Cada unidade terá dois médicos e toda a estrutura de profissionais para oferecer o melhor atendimento aos enfermos. 

Anúncio

Ainda no dia D, está programado um adesivaço no Calçadão da Avenida Brasil, das 9h às 11h. Os adesivos serão colocados nos carros, numa ação educativa para reforçar aos cidadãos os cuidados e a faxina semanal nos quintais para eliminar criadouros. 

O Dia D terá ainda uma mobilização dos agentes de Endemias, com vistoria, eliminação de criadouros e notificação em 1.770 imóveis nos bairros Jardim Veredas, Faculdade e Turisparque, regiões com maiores incidências do mosquitos e que também receberão as caçambas da dengue. As equipes também darão sequência ações de bloqueio, coma  aplicação de inseticida com bomba costal. 

Dentro dessa luta contra a dengue, também há espaço para o público infantil fazer sua parte. Em uma união de esforços de Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, as mais de 31 mil crianças da Rede Municipal de Ensino serão incentivadas com tarefas diárias nos cuidados da dengue. A ideia é mobilizar toda a comunidade escolar, que gira em torno de 90 mil cascavelenses. Os alunos serão incentivados a enviarem vídeos dando o exemplo de como deixar a casa anti-dengue. Além disso, lives educativas também serão realizadas, por meio dos canais da Semed. ““O nosso chamado é para que no próximo fim de semana seja o dia D de combate ao mosquito. O objetivo é que toda criança realize no sábado e no domingo, junto com pais, irmãos e familiares a limpeza da casa e do terreno onde mora, para que retire tudo aquilo que possa juntar água e o mosquito se procriar. É necessária a mobilização de todos. Na segunda-feira, eles farão o relato do que fizeram no combate à dengue. Nós precisamos estar unidos. Estarmos juntos nessa luta contra o Aedes”, frisa a secretária de Educação, Marcia Baldini. 

A prevenção é a melhor arma nessa batalha, pontua o secretário de Saúde, doutor Miroslau Bailak. “Se a população não fizer sua parte, vai ter criadouros e teremos uma dengue prolongada que pode se estender até o mês de junho. Senão tiver mosquito, não terá transmissor da doença. Nós temos que bater no criadouro e eliminar o desengonçado do mosquito. 

Fique por dentro das notícias que são destaques em Corbélia e região. Clique Aqui e siga nosso Canal no Whatsapp.

Anúncio
Comentários do Facebook
Anúncio
Os comentários estão fechados.