63 views 6 min 0 Comment

Cascavel sedia debate sobre segurança pública com presença da cúpula da SESP-PR

Anúncio


O prefeito de Cascavel, Renato Silva, participou nesta quinta-feira (25) da Assembleia Ordinária da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), que teve como tema central a segurança pública. O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, e reuniu prefeitos da região Oeste, comandantes das forças de segurança estaduais e regionais para discutir estratégias e fortalecer a atuação integrada entre Estado e municípios.

Durante a reunião, foram apresentados os principais indicadores da segurança pública no Paraná, além das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), em parceria com as polícias Militar, Civil, Penal, Científica e o Corpo de Bombeiros.

Anúncio

A pauta também abriu espaço para que os prefeitos apresentassem demandas específicas de seus municípios, especialmente relacionadas ao reforço do efetivo policial e às necessidades locais.

O prefeito Renato Silva ressaltou a importância da integração entre os municípios e o Governo do Estado para fortalecer a segurança da população. “Nós estamos na ponta, vivendo e vendo diariamente as necessidades dos municípios. Quando os prefeitos se unem e conseguem dialogar diretamente com quem conduz a segurança pública no Estado, isso fortalece as ações e gera mais tranquilidade para a população. Essa parceria nos dá mais segurança para trabalhar, produzir e oferecer qualidade de vida às pessoas.”

A visita da comitiva da Sesp ocorre no âmbito do programa Missão Paraná, iniciativa por meio da qual toda a estrutura da Secretaria de Estado da Segurança Pública percorre as regiões do Estado promovendo reuniões técnicas, prestação de contas e alinhamento estratégico com prefeitos e lideranças locais.

Segundo dados da Secretaria, o Paraná registrou redução de 20% nos casos de feminicídio em 2025, resultado atribuído ao trabalho preventivo desenvolvido em conjunto com municípios, entidades e instituições parceiras. Na região Oeste, a redução chegou a 50%.

Durante a assembleia, o secretário Saulo de Tarso Sanson Silva apresentou os resultados já obtidos e destacou que o Paraná tem alcançado reduções consistentes nos principais indicadores de criminalidade por meio de investimentos, integração entre as forças de segurança e uso de tecnologia. “Esse trabalho integrado não é apenas um discurso, é uma prática. Nós reunimos periodicamente comandantes, delegados e representantes dos municípios para entender a realidade de cada região e construir ações conjuntas. Encerramos a Missão Paraná justamente aqui, na Amop, prestando contas aos prefeitos sobre tudo o que está sendo realizado na segurança pública.”

O presidente da Amop e prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski, destacou que a reunião atende a uma demanda construída pelos municípios da região. “É uma pauta que vínhamos tentando construir há meses. Segurança pública é um tema muito importante para toda a nossa região. Conseguimos reunir toda a equipe da segurança pública para discutir os avanços, os desafios e aquilo que ainda pode ser melhorado. Sabemos que os índices diminuíram, mas queremos avançar ainda mais, porque essa é uma cobrança da população”, afirmou.

Entre as iniciativas apresentadas pela Sesp-PR estão o aplicativo Salve Maria, utilizado por mulheres com medidas protetivas para acionamento imediato da Polícia Militar, e o projeto de monitoramento eletrônico simultâneo, que utiliza tornozeleiras eletrônicas e smartphones para proteger vítimas em situação de maior risco.

O secretário também apresentou os investimentos realizados pelo Governo do Estado na área da segurança pública. Segundo ele, o orçamento da pasta passou de R$ 2 bilhões, em 2018, para R$ 8 bilhões atualmente, além de um aporte recente de R$ 338 milhões destinados exclusivamente à segurança pública. O efetivo estadual também foi ampliado, passando de aproximadamente 23 mil para 30 mil profissionais das forças de segurança.

Para a região Oeste, a previsão é de reforço de aproximadamente 400 novos policiais, que deverão atender os municípios nos próximos meses, conforme o cronograma de formação autorizado pelo Governo do Estado.

Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading