Cascavel participa de evento internacional sobre reaproveitamento de resíduos

O Município de Cascavel avança no celeiro da sustentabilidade através de ações e programas sob responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Nesta sexta-feira, 29 , o diretor do Departamento de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal, Ailton Martins Lima, representou o Prefeito Leonaldo Paranhos e o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Nei Hamilton Haveroth na participação do Workshop Internacional “Tecnologias de Reuso e Reaproveitamento de Resíduos”.

O evento transmitido de forma virtual apresentou duas palestras internacionais com as convidadas Dra. Alethia Vasquez Morillas, da Universidade Autônoma do México (UAM) e Dra. Irma Mercante, da Universidade Nacional de Cuyo (UNCUYO) – Argentina. Além disso, duas mesas-redondas foram organizadas com os temas: Reaproveitamento de resíduos poliméricos e Reaproveitamento de resíduos na indústria da construção civil.

“O Município de Cascavel tem total familiaridade com os temas abordados pelo Workshop no que tange as políticas públicas de reaproveitamento de determinados resíduos. Prova disso, hoje, geramos mais de 1 milhão de reais em economia, por ano, com a produção de energia através do Biogás”, destacou Ailton Lima.

“A potencialização no trabalho de reciclagem de materiais, hoje, processados pelos seis ecopontos é outra ferramenta fundamental de reutilização de resíduos, com o apoio da Itaipu Binacional. Cascavel seguirá avançando no tema alinhado ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos contribuindo todos os dias com a sustentabilidade”, finalizou.

O workshop internacional é uma realização do Programa de pós-graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), e vai trazer um panorama sobre as pesquisas mais atuais e realizadas sobre o tema de aproveitamento de resíduos.

Fonte: Cascavel

Conteúdo Protegido