ConexãoRevista.
21 Views 5 min 0 Comentário

Cascavel dobra número de empresas nos últimos sete anos

- Cascavel
20 de julho de 2023
Anúncio

Se a história é contada em fatos, Cascavel pode se orgulhar cada vez mais de sua própria trajetória. Dados publicados pelo Mapa de Empresas do Ministério da Fazenda, aponta que Cascavel conta hoje com 51.767 empresas ativas no Município. Esses dados já seriam, por sí só, uma referência, mas o balanço é ainda mais positivo. Do total de empreendimentos, 26.682 empresas foram abertas entre os anos 2017 a 2023, ou seja, nos últimos sete anos o número de empresas mais que dobrou no Município, uma vez que até até tinha pouco mais de 25 mil empresas.

Em breve análise, entre 2013 e 2018, a taxa de crescimento do número de empresas era, em média, 7% ao ano. A partir de 2020 a média subiu para 15% ao ano.

Para o prefeito Leonaldo Paranhos esse á uma vitória de todos os que acreditaram que seria possível transformar uma crise em oportunidade. “Ninguém imaginava que em meio a um período de tantas turbulências, incerteza num processo eleitoral, guerra e pandemia, seria possível seguir trabalhando, enfrentar os problemas, criar projetos, usar a criatividade e parcerias certas para alcançar o que conseguimos aqui em Cascavel”, destaca.

Anúncio

Programas como o Alvará Fácil Online e a consolidação da integração do Município do REDESIM, são partes importantes num processo estratégico e bem planejado construído pela administração pública e seus parceiros em um período de dificuldade econômica para o mundo todo.

Os resultados que comprovam o crescimento exponencial da economia de Cascavel e a aceleração do crescimento das empresas caminharam na contramão do que ocorreu na maioria das cidades neste período.

Antes dessa integração do REDESIM, estima-se que o tempo para abrir uma empresa era de, aproximadamente, 15 dias. Já no início do programa, em 2020, quando foi iniciado o monitoramento, esse tempo passou para uma média de 2 dias e 11 horas, e, hoje, Cascavel está entre as cinco cidades mais rápidas para se abrir uma empresa. Com pouco mais de 2 horas e 40 minutos as empresas isentas de licenciamento saem com toda documentação pronta para iniciar sua operação.

Além de facilitar a abertura via digitalização, o Município criou um processo de desburocratização, alterando sua legislação tributária e fiscal, dando a condição da isenção de alvará para os MEIs (microempreendedores individuais), além da liberar para menos 440 atividades empresariais a necessidade de licenciamento. Hoje, em torno de 60% das empresas abertas no município são dispensadas do licenciamento do alvará.

Todo esse contexto vitorioso deve-se ao Programa de Retomada Econômica, lançado em maio de 2020, quando foram planejadas e executadas ações que visavam a redução do impacto das ações de contingência da pandemia, iniciada em março de 2020, como a Regulamentação da Lei da Liberdade Econômica; integração com a REDESIM, Banco da Mulher, Barracão Produtivo, reforma e concessão dos casulos, Radar de Inovação e Investimento Municipal em Obras, com reforma das principais avenidas, escolas, Cmeis, unidades de saúde de Cascavel.

E ainda tem a cereja do bolo: o número de empregos formais gerados. Foram mais de 19 mil trabalhadores contratados, além do aumento no PIB do município, alcançando um crescimento de sua riqueza em mais de 12%, frente a uma recessão de 4% no País.

Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!

Anúncio
Comentários do Facebook
Deixe uma Resposta
Você deve estar de vançavam com dificuldade em para postar um comentário.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading