Cascavel agora conta com 13 semáforos com área de espera para motociclistas

Desde a última semana, mais sete áreas foram sinalizadas na Cuiabá, a partir da General Osório

O planejamento de sinalização de trânsito da Transitar é permanente e, na última semana, paralelamente à revitalização do Bairro Universitário a equipe intensificou o cronograma de implantação de áreas de espera segura para motociclistas em semáforos. Na região central, mais sete cruzamentos receberam a sinalização, totalizando 13.

O objetivo da sinalização é melhorar a visibilidade nesses cruzamentos tanto para pedestres quanto para os condutores de veículos automotores, reduzindo também os conflitos de trânsito entre automóveis e motocicletas, uma vez que muitas vezes o “ponto cego” do motorista é a causa de sinistros de trânsito.

“Os conhecidos bolsões para motos fazem parte das ações do Departamento de Trânsito visando à segurança dos motociclistas. Desde 2021, o tripé de segurança viária – engenharia, educação e fiscalização de trânsito – tem priorizado ações com foco na redução de acidentes e óbitos entre motociclistas em Cascavel, considerando o aumento de 145% de óbitos em 2020 (22) em relação a 2019 (nove). No ano de 2021 obtivemos uma redução de 23% em relação a 2021(17) e continuamos colhendo bons resultados dessas ações em 2022”, destaca a presidente da Transitar, Simoni Soares.

Segundo o engenheiro de trânsito Juliano Denardin, vários locais foram avaliados para receber o dispositivo de segurança que vem sendo implantado em Cascavel desde o fim de julho do ano passado, tendo como um dos requisitos para escolha do cruzamento o registro de acidentes no local. O projeto-piloto foi executado na Rua Erechim x Vicente Machado e recebeu aprovação de motociclistas e demais condutores.

 “Agora fizemos a experiência de sinalizar uma via completa para avaliar o comportamento de motoristas e motociclistas. Como as delimitações têm indicação para cruzamentos semaforizados em que a via seja de mão única e apresente conflito de trânsito e baixa visibilidade na travessia, a Rua Cuiabá recebeu essa indicação em primeira mão, pois também foi recém-revitalizada com nova camada asfáltica. Foram implantadas áreas de espera a partir da General Osório até a Avenida Assunção”, explica Juliano Denardin. Na sequência o projeto deve seguir para a Rua Minas Gerais.

Educativas dias 26 e 27

Para estimular o uso correto da nova sinalização, esclarecer dúvidas e orientar condutores, agentes de trânsito e a equipe de Educação e Cidadania da Transitar realizarão ações educativas nas áreas de espera esta semana.

Dia 26/05 – das 11h30 às 12h30 – Orientação – Área Segura – Rua Cuiabá x General Osório.

Dia 27/05 – Das 11h30 às 12h30 – Orientação – Área Segura – Rua Cuiabá x Salgado Filho.

As ações também farão parte do Maio Amarelo, mês voltado à conscientização para prevenção de acidentes de trânsito.

Cruzamentos com área segura

A Rua Cuiabá já havia sido contemplada com sinalização no final de 2021, no cruzamento com a Marechal Cândido Rondon, e agora conta com oito cruzamentos com a área de espera segura para motos. As novas áreas sinalizadas são:

  • Cuiabá x General Osório;
  • Cuiabá x  Salgado Filho;
  • Cuiabá x Pio XII;
  • Cuiabá x Osvaldo Cruz;
  • Cuiabá x Tancredo Neves;
  • Cuiabá x Silvino Casagrande;
  • Cuiabá x Av Assunção.

Demais locais com área de espera

  • Erechim x Vicente Machado;
  • São Paulo x Rua Pio XII;
  • Vitória x General Osório;
  • Recife x Marechal Cândido Rondon;
  • Minas Gerais x Rua Riachuelo.

Fonte: Prefeitura de Cascavel

Conteúdo Protegido