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Call center COVID-19, ultrapassa 800 atendimentos em Corbélia

- 18 de julho de 2020
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O Call Center exclusivo para atendimento de casos de COVID-19 em Corbélia funciona 24 horas. As duas atendentes se revezam durante o dia entre as inúmeras ligações de pacientes com sintomas da doença, ou de pessoas que querer tirar dúvidas, e também saber o resultado de testes realizados.

A enfermeira Ellisa Santos é responsável pela coordenação do Call Center. “Quando o paciente entra em contato com sintomas da COVID-19 a gente faz o agendamento de uma consulta através do sistema. Se o paciente é encaminhado pela UBS ele também está incluso na nossa tabela de agendamentos, que é compartilhada com as unidades.”

Os dois números de telefones muitas vezes chegam congestionar devido ao alto número de atendimentos. Ellisa reforçou que é preciso tentar mais de uma vez, caso o número dê ocupado.

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O número de pacientes com dúvidas sobre a doença que entram em contato é considerado baixo, mas ainda há questionamentos quanto ao que deve ser feito se uma pessoa próxima foi confirmada com a doença, mas a principal delas é quanto à testagem. A Coordenadora da enfermagem, Camila Safranski conta como são feitas as orientações.

“A orientação é assim: você teve contato direto? Se teve, em média de 5 a 8 dias aparecem os sintomas, se aparecer. Aparecendo os sintomas a gente orienta que ligue aqui no call center agende uma consulta e passe por uma avaliação médica. Porque se tem sintomas necessita de tratamento, inicia o tratamento medicamentoso e agenda para fazer a coleta do RTPCR.”

A consulta acontece no próprio Hospital de Campanha, os pacientes são agendados com um tempo distante, entre uma consulta e outra, para que o ambiente seja higienizado e sanitizado.

“Os atendimentos são feitos em horários espaçados, justamente para ter o tempo de fazer a assepsia do espaço. Esse paciente é atendido em um ambiente ventilado, limpo. Todos os funcionários usam EPIs e trocam eles a cada consulta. O risco deles virem para o nosso atendimento é o mesmo que eles correm em qualquer outro tipo de atendimento. O COVID ele está em qualquer lugar, nós estamos em contaminação comunitária.”

O monitoramento de pacientes confirmados com a COVID-19, ou que são suspeitos e estão em quarentena acontece através da Unidade Básica de Saúde à qual ele pertence.

“A maioria fica em quarentena, o monitoramento desses pacientes que estão em isolamento são feitos pelas Unidades Básicas de Saúde, o enfermeiro da unidade delimita quem vai fazer o acompanhamento, que geralmente são os agentes comunitários de saúde tem essa função. Se for necessário também é permitido a visita domiciliar, caso utilizando toda paramentação, principalmente em caso de pessoas acama.”

O cumprimento do isolamento determinado ao paciente também é acompanhado pelo Ministério Público.

“A quarentena que a gente chama, que são 14 dias de isolamento é documentado e encaminhado ao Ministério Público. É tudo muito formalmente pactuado. A gente espera que seja sempre seguido pelo paciente, porque o monitoramento é feito pelas UBSs.”

O encerramento da quarentena só acontece depois de uma última consulta com o médico no Hospital de Campanha, também agendada antecipadamente.

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