Cafelândia promove “Dia D” de vacinação neste sábado, 04

A Secretaria Municipal de Saúde de Cafelândia promove, pela segunda vez, o Dia D de vacinação contra gripe, sarampo e também contra a COVID-19. A ação acontece neste sábado, 04, no Posto de Saúde Central de Cafelândia. A unidade ficará aberta das 8h até as 13h, e estarão disponíveis as vacinas de Sarampo, Influenza e COVID-19.

A Secretária de Saúde, Sarah Massaneiro lembra que é de suma importância a colaboração dos pais para que levem seus filhos para receber as vacinas. Ela lembrou também que este é o período de maior disseminação de doenças respiratórias como a gripe.

“A vacinação contra a influenza, além das crianças crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), é destinada também a gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.”

Como forma de incentivo, o Zé Gotinha e a Maria Gotinha estão visitando CMEIs e escolas durante todo o dia de hoje, para reforçar o convite.

A vacina atualizada contra a doença protege contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. Em janeiro deste ano, o Paraná declarou epidemia de H3N2 após um aumento no número de diagnósticos e mortes em decorrência do vírus. Foram mais de dois mil casos e 118 óbitos entre dezembro e março.

A vacinação contra o sarampo é destinada aos trabalhadores da saúde e a crianças de seis meses a cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que poderão receber, no mesmo momento, a vacina contra a gripe. Todas desta faixa etária deverão receber uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal atual contra a doença.

A vacinação contra a COVID-19 da oportunidade para aqueles que estão com doses de reforço atrasadas, entre eles crianças a partir de 5 anos, adolescentes, adultos e idosos. A Secretaria também disponibilizará doses para pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina e que queiram fazer a imunização.

Dia D Central Santa Cruz

Durante toda esta quinta-feira, 02, os moradores do distrito do Central Santa Cruz em Cafelândia puderam colocar a vacinação em dia e se imunizar contra Sarampo, Influenza e COVID-19.

A ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde deu resultado, e mais de 150 pessoas foram em busca das vacinas.

Conteúdo Protegido