Imagem
38 views 4 min 0 Comment

APAE de Corbélia emociona redes sociais com depoimentos de famílias de alunos

- 26 de agosto de 2020
Anúncio

As histórias de mães e pais com filhos portadores de necessidades especiais estão levando as lágrimas pessoas que assistem aos vídeos publicados na Página do Facebook da APAE Novo Horizonte de Corbélia. Desde a última segunda-feira, 24, a escola iniciou uma campanha de conscientização em prol de um movimento de inclusão social e combate ao preconceito e discriminação das pessoas com deficiência.

O lançamento diário de vídeos, gravados pelas próprias mães, familiares e professores, é parte de uma ação Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla desenvolvida pela APAE de Corbélia. O movimento busca mostrar para a sociedade como as crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência se desenvolvem e se destacam em diversas atividades.

Nos vídeos as mães contam como foi a descoberta da deficiência do filho, a adaptação, dificuldades enfrentadas, preconceitos, e ainda apresentar a sociedade todas as grandes conquistas deste aluno, suas habilidades e principalmente suas melhores qualidades.

Anúncio

De acordo com a Diretora Leila Ramos Dias conta que a sociedade precisa ser alertada sobre os comportamentos de inserção dessas pessoas, que depende de ações e movimentos dos próprios empresários e autoridades para que eles possam definitivamente possuir um espaço seja no mercado de trabalho, no esporte, lazer e sociedade em geral.

“O objetivo é trazer pra sociedade uma reflexão voltada para a vulnerabilidade da pessoa com deficiência, as inclusões que ainda são necessárias a serem feitas. Sobre os direitos das pessoas com deficiência. E nesse momento também trazer as famílias pra uma reflexão junto com a sociedade e pensar em estratégias, o que pode ser feito por essa pessoa com deficiência.”

Leila afirma que a acessibilidade não basta apenas acontecer nas estruturas físicas das empresas e espaços públicos, mas também no comportamento social.

“Nós precisamos trazer essa pessoa com deficiência para dentro do mercado do trabalho. Ainda falta muito essa consciência dos empresários do mercado de trabalho estar trazendo a pessoa com deficiência para o meio, inserir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Nós precisamos de mais programas que incluam essa pessoa com deficiência para o mercado de trabalho. Desde o menor aprendiz, estagiários, por que não?”

Toda equipe APAE espera que através dos vídeos possam fazer com que olhar dos moradores de Corbélia se voltem de maneira diferente para as pessoas portadoras com deficiência.

“Nós precisamos como sociedade voltar olhar para a pessoa com deficiência e ter um olhar de que ela é uma pessoa capaz de produzir sim, que é capaz de ser inserida no mercado de trabalho. Essa semana serve para que a sociedade como um todo possa voltar o olhar e pensar em estratégias para que de fato a pessoa com deficiência possa conquistar o seu espaço.”

Acompanhe os vídeos já postados pela APAE, e curta a página para acompanhar os próximos lançamentos. https://www.facebook.com/apaecorbelia

Anúncio
Comentários do Facebook
Anúncio
Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading