Antecipação do 13º salário fortalece o comércio, diz presidente da ACIC

A antecipação do 13º salário dos servidores públicos do Município de Cascavel traz uma expectativa grande para o comércio local já nos primeiros dias do mês de dezembro.

O prefeito Leonaldo Paranhos anunciou que o pagamento do benefício será feito junto com a folha de novembro, já no próximo dia 30. Juntos, isso representa aproximadamente R$ 70 milhões injetados na economia local.

Para Michel Lopes, presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), o poder público tem papel fundamental no aquecimento das compras de Natal por ser o principal empregador da cidade. Ele diz que o poder de consumo se fortalece, já no início do mês, e fortalece a retomada econômica. “Consequentemente o comércio fica fortalecido em um ano foi extremamente conturbado, extremamente atípico e que exigiu do empresário muita resiliência e superação”, avalia o líder empresarial.

Michel destaca que o mercado mundial sentiu os efeitos da pandemia e  a injeção de recursos do 13º salário cria uma expectativa de vendas aquecidas nos últimos dias de 2020.

“Nós precisamos dar condições para que as pessoas sintam-se tranquilas e seguras para poder comprar nas empresas de Cascavel, então uma das coisas que nós precisamos, é estender os horários de atendimento. Eu particularmente defendo essa ideia, que seja desde os primeiros dias de dezembro”, observa.

Para Michel, o 13º salário, tanto do setor público quanto do privado, trará um resultado extraordinário para Cascavel. “Sabemos que comércio forte é sinônimo de desenvolvimento e é isso que queremos para Cascavel. Que tenhamos um 2021 próspero, realmente, e um momento para trazermos a esperança de novo. E esse momento é agora, no mês de dezembro.

Conforto e segurança

Renato Augusto dos Santos é servidor lotado na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e diz que o 13º salário é sempre voltado para o pagamento das obrigações dos funcionários públicos e o bem-estar da família. Para ele, diante da crise global foi uma resposta assertiva da gestão ao liberar o pagamento em parcela única no início do mês.

“Traz conforto e segurança ao servidor em planejar suas comemorações de final de ano, bem como iniciar o ano com uma possível reserva para um futuro incerto. Assim, ao mesmo tempo em que minimiza as incertezas, nos motiva a continuar realizando os trabalhos com eficiência e eficácia sabendo que este gestor respeita a classe”, destaca.

Volume global

Com base nos números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o economista Valdir Pacini estima que, entre o serviço público e iniciativa privada, sejam injetados aproximadamente R$ 210 milhões na economia local com o salário extra. Nesse valor, explica ele, há casos de antecipação que foram feitas por empresas, como medida de ajuda aos colaboradores durante o auge da pandemia do novo coronavírus.

Ao contrário de outras regiões, que deverão ter reduções no valor global do 13º salário em razão da queda do nível de atividade e, consequentemente o aumento da informalidade, por conta da pandemia, em Cascavel essa queda será bem menor na avaliação de Pacini.“Nós temos a industria da construção civil e o agronegócio bombando, isso faz a diferença. Talvez o impacto não seja tanto”, destaca.

Fonte: Assessoria



Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: