A impossibilidade do adoecimento

Existe um mal estar em nossa civilização como diria Freud, mal estar que está impedindo as pessoas de adoecer, isso não significa que de fato não adoecemos, mas que não podemos deixar de ser úteis enquanto estamos depressivos.

Sabemos que, quando adoecemos fisicamente por algo grave, ficamos em camas de hospitais sendo observados ou em casa até sermos curados ou enfim levados para nosso último leito.

As doenças que não podem ser observadas inicialmente, aquelas que se estendem do ambiente da mente, doenças sorrateiras que nos entristecem lentamente, até que um dia, passamos a sentir nossas almas “esfoladas”, esses transtornos não são levados em consideração pela nossa leiga sociedade.

Quando nos encontramos assim, devido ao estigma sobre a ansiedade e a depressão, nos sentimos culpados e não podemos parar ou dar um “stop”, uma pausa de maneira nenhuma, tudo para não ser julgado(a) como “depressivo”, é ai que entra a medicação, o tamponamento dos sintomas, o suicídio das emoções e dos sentimentos, para não falar sobre as emoções e sentimentos, nos calamos com as drogas lícitas, aquelas vendidas em qualquer farmácia.

É claro, a medicação pode ser conveniente em alguns casos, mas não em todos eles, precisamos falar mais sobre o que sentimos, sobre essa tristeza que invade a alma, que impede a felicidade.

Seria fácil escrever um texto e mencionar todos os tipos e subtipos de depressão e ansiedade, mas de informações assim, nossas redes sociais estão cheias, as pessoas estão se autodiagnosticando e imediatamente recorrendo aos remédios, como se dessa forma pudéssemos deixar de lado aquilo que estamos sentindo.

Depressão é uma doença séria, e, quando ocorre um suicídio, não é apenas um suicídio, é alguém que sente tanta dor que a sua única saída, torna-se a  morte.

Todavia, nós enquanto sociedade, precisamos fomentar a conversa com profissionais Psicólogos, para que eles deixem de ser o último recurso, e possam assim, auxiliar muitas vidas, muitas pessoas podem viver melhor e entender o que está acontecendo e o porquê dessa grande tristeza, a depressão é sem dúvida, o maior sofrimento da alma.

 Não deixe para buscar ajuda amanhã, você merece VIVER! VERBALIZE!