52 candidatos disputam 11 vagas na Câmara de Vereadores de Corbélia

No próximo domingo, 15, a população de Corbélia vai escolher seus 11 representantes da Câmara de Vereadores do Município. O número de candidatos disputando as cadeiras do legislativo municipal é de 52 pessoas.

Atualmente o subsídio (que equivale à salário) de um vereador em Corbélia é de R$4.339,35 por mês. O Presidente da Câmara recebe um subsídio maior, de R$ 5.641,69 mês.

Os candidatos representam um total de cinco partidos, que são eles: PSOL, PP, PODEMOS, PSC e MDB. Dos atuais vereadores da Câmara, nove deles se candidataram a reeleição, no entanto, não são todos que preencheram corretamente os dados, e quatro deles não declararam, ao preencheram a candidatura, que buscam a reeleição. O fato no entanto, não descumpre nenhuma legislação eleitoral.

Foram registradas no TSE um total de 53 candidaturas, no entanto, o candidato Waldir Bicheiro do Partido Social Cristão – PSC teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal. O motivo da situação aparece como enquadrado na Lei da Ficha limpa (LC 64/90) e Ausência de requisito de registro. Entre os candidatos há ainda uma candidatura que se apresenta como Deferida com recurso.

Dos 52 candidatos restantes, de acordo com dados levantados pelo Tribunal Superior Eleitoral, 67,9% deles são homens, e 32,1% são mulheres, ou seja apenas 17 mulheres concorrem ao pleito do legislativo. Os partidos de Corbélia em geral, apenas cumpriram a Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições – LE) que estabelece a reserva do percentual mínimo de 30% e máximo de 70% de vagas para candidatura de cada sexo ( sendo que a expressão “cada sexo”, na verdade, refere-se a gênero).

No público feminino as candidatas com idade entre 45 e 49 anos, são maioria. Já a maioria do público masculino tem idades entre 60 e 64 anos.

O grau de instrução é outra estatística trazida pelo TSE. E 41,51% possuem o nível Superior Completo. Candidatos com o Ensino Médio completo somam 35,85%. Do total de candidatos 9,43% possuem o Ensino Fundamental completo, e 7,55% incompleto. O Ensino Médio incompleto representa a minoria, de 5,66%

Os dados mostram também que mais de 20% dos candidatos são Servidores Públicos Municipais. E 15,9% dos candidatos (8 deles) afirmam ter a ocupação de vereador.

Dos 52 candidatos três deles são empresários e três são agricultores. Há apenas 1 (aposentado), e dois professores do Ensino Médio. E há ainda um candidato com a ocupação de administrador.

*Todos os dados foram coletados do site do TSE

Confira a lista completa dos candidatos a vereador de Corbélia



Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: