Imagem
ConexãoRevista.
34 Views 7 min 0 Comentário

33º Festival de Dança de Cascavel tem recorde de inscritos e envolve 20 cidades

- Cascavel
4 de outubro de 2023
Anúncio

O 33º Festival de Dança de Cascavel se consagra com um recorde de participantes. Entre bailarinos, cursistas e professores, são 1.268 pessoas de 20 cidades diferentes apresentando 293 coreografias diferenciadas nas 30 oficinas disponibilizadas, algumas delas inéditas.

O festival foi aberto oficialmente no sábado (30), mas na sexta-feira (29), as oficinas já estavam acontecendo. As oficinas prosseguem até o dia 6 de outubro no Teatro Municipal Sefrin Filho e Centro Cultural Gilberto Mayer. Para os entusiastas da dança, o evento é uma experiência única.

O 33º Festival de Dança de Cascavel oferece uma oportunidade única para os dançarinos aprimorarem suas habilidades na dança. São oferecidas 30 oficinas sem nenhum custo aos participantes, abrangendo diversos estilos, desde dança do ventre até flash back e dança inclusiva e muitos outros.

Anúncio

Entre as oficinas inéditas, estão as categorias Flashback, Preparação Física para Bailarino, Hip-Hop, Special Baby Class, K-Pop e Jazz Funk.

Uma das grandes novidades para este ano é a premiação em dinheiro. O primeiro lugar de cada categoria receberá como prêmio R$ 800, e o segundo e terceiro lugares, certificados. Os melhores coreógrafos de cada categoria serão premiados com R$ 500.

OFICINAS

Dança Inclusiva

A proposta de dança inclusiva surgiu do crescente movimento mundial que vem ocorrendo em criar programas que valorizem a participação de todos, em especial pessoas com deficiência, tanto em atividades sociais, pedagógicas e culturais.

Dança do Ventre

A Dança do Ventre é uma arte que abrange uma variedade de movimentos, incluindo vibrações, impactos, ondulações e rotações que englobam todo o corpo. O alicerce dessa dança oriental reside no controle abdominal e na habilidade de isolar diferentes partes do corpo.

Dança de Salão

As danças de salão são uma forma de expressão artística e corporal que proporcionam interação e conexão entre os dançarinos. A principal característica dessas danças é a sua execução em pares, em que os parceiros se movem em harmonia, sincronizando seus passos e movimentos ao som da música.

Preparação Física para Bailarinos

A preparação física dos dançarinos e bailarinos é usualmente trabalhada em ensaios e aulas. Nestes, são incrementadas a força muscular, a flexibilidade e a resistência. Em vários estilos de dança, a força muscular é desenvolvida, em especial nos membros inferiores.

Jazz Dance

O jazz dance é uma forma de dança que recebe influências de diversos outros estilos e princípios técnicos do ballet e dança contemporânea. O Festival de Dança de Cascavel terá oficinas de jazz dance, jazz intermediário, que tem como principal característica o improviso, e jazz iniciante. Dentro da programação, foi incluída, pela primeira vez, uma oficina de Jazz Funk, um subgênero da música jazz caracterizado por uma forte batida de fundo, sons eletrificados e uma prevalência precoce de sintetizadores analógicos.

Metodologia Prima-Ballerina

O termo derivado do francês “prima-ballerina”, que representa a primeira dançarina e, “primo-ballerino” ou “premier-danseur” para dançarinos masculinos. Na dança, um dançarino principal ou primeiro bailarino é uma posição/nível do bailarino de mais alto nível técnico dentro de uma companhia de dança profissional, particularmente de uma companhia de balé, que pode ser homem ou mulher.

Ballet Clássico para Iniciantes

O Festival de Dança terá duas oficinas de Ballet Clássico para iniciantes e uma intermediária. O ballet clássico é qualquer um dos estilos tradicionais, formais do ballet que empregam exclusivamente a técnica clássica do ballet. É conhecida por sua estética e técnica rigorosa (como o trabalho de ponta, a participação das pernas e extensões altas), seus movimentos fluidos, precisos e suas qualidades etéreas. Também haverá oficinas de “técnicas para trabalho em pontas” e “coach de repertório”.

Special Baby Class

As aulas de Baby Class são direcionadas a crianças de 3 a 6 anos, tendo como principal objetivo apresentar o ballet às crianças, introduzindo-as ao ritmo e ao movimento, por meio de músicas infantis e brincadeiras. A aula é encantadora, cheia de ludicidade, e proporciona o gostinho de ser uma bailarina de verdade. Serão duas oficinas dessa categoria.

K-POP

Serão duas oficinas ligadas ao estilo K-pop, uma delas um “aulão”. O K-pop é um gênero musical originado na Coreia do Sul, que se caracteriza por uma grande variedade de elementos audiovisuais.

Intensivo Contemporâneo

A dança contemporânea abrange três oficinas no Festival de Dança de Cascavel. Contemporâneo intensivo, iniciante e intermediário são as oficinas ofertadas.

Danças Urbanas

Dança urbana é um estilo de dança que se desenvolveu a partir do dance studio. Consiste em uma forma de dança que pode ocorrer em ruas, blocos, parques, locais abertos, raves e clubes. O termo é usado para descrever danças que ocorrem em um contexto urbano. Duas oficinas acontecem nesta categoria de dança.

Hip-Hop Contemporâneo

Uma oficina é dedicada ao hip-hop contemporâneo, estilo de dança com certa modernização e experimentalismo neste gênero de dança. Dentro da programação foi inserido um aulão de hip-hop como uma das oficinas.

Dança Gospel

De forma inédita, o Festival incluiu neste ano oficinas de dança gospel. A dança cristã ou gospel é direcionada a Cristo.

Anúncio

Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!

Comentários do Facebook
Anúncio
Os comentários estão fechados.