1º lugar: Corbélia é premiada em 17º Mostra Brasil, aqui tem SUS

O Projeto “Implantação de um núcleo do consórcio intermunicipal de saúde do oeste do Paraná em Corbélia” foi o ganhador da categoria Regionalização e Governança Regional do XXXVI Congresso Conasems que aconteceu em Campo Grande entre os dias 12 a 15 de julho. Corbélia apresentou dois trabalhos na mostra.

As servidoras Vilma Mittman Leão; Daiane Graziele Fonseca Gois; Adriele Soares; Polliany Vergílio Nolli receberam a premiação na tarde da última quinta-feira, 14. A servidora Vilma foi a responsável pela confecção do trabalho, e apresentação dele no Congresso. A Secretária de Saúde Cleide Messias, servidora Fernanda Garbin e Jean Carlos Sebastiani foram os coautores.

O projeto ganhador apresentou todo desenvolvimento, estruturação e a prática da descentralização. O projeto destaca a criação de um ambulatório de consultas e procedimentos fora da sede do Consórcio, montados exclusivamente para atender os municípios da microrregião. A terceirização de procedimentos cirúrgicos também foi trazida como um norte para a redução das filas de cirurgias eletivas.

A Secretária de Saúde Cleide Teresinha dos Santos Messias conta que conquista é um motivo de muita alegria e gratidão, em especial ao Prefeito de Corbélia, “pela confiança que depositaram e autonomia que nos deram para fazer as mudanças. Com autonomia nós conseguimos administrar o recurso, e mais que quintuplicamos o valor do orçamento junto ao consórcio CISOP para conseguir fazer as consultas, exames e as cirurgias.”

A participação do Ministério Público também foi lembrada pela Secretaria, segundo Cleide de primordial importância para que todo o projeto fosse colocado em prática com transparência e legalidade.

O antigo Presidente do CISOP, Prefeito Leonir foi o responsável por dar início a implantação do sistema descentralizado, ele também foi lembrado pela Secretária.

“O prêmio é também para todos nós gestores da 10ª Regional de Saúde, porque os colegas gestores, os prefeitos que acreditaram que era possível fazer um projeto piloto que pudesse dar resultado como deu. Estamos muito felizes, apenas três municípios no Estado do Paraná foram premiados, e nós ficamos entre os três com premiação nacional e experiência exitosa” finaliza a Secretária.

Conteúdo Protegido