116 views 5 min 0 Comment

Vereadora pede que prefeitura realize levantamento para implantação de programa habitacional em Corbélia e distritos

- 11 de maio de 2021
Anúncio
  • CAMPANHA PUBLICITÁRIO DA UNIMED CASCAVEL COM OS DIZERES CONTRATE NO DIGITAL PARA VIVER O REAL. 5% DE DESCONTO NAS 3 PRIMEIRAS MENSALIDADES + CARÊNCIA ZERO SIMULE, CONTRATE E GANHE. CLIQUE AQUI E ADQUIRA SEU PLANO.

A implantação de um programa habitacional em Corbélia e nos Distritos de Ouro Verde e Penha esteve entre as indicações realizadas na noite desta segunda-feira, 10, na Câmara de Vereadores do município. A vereadora Marily Skottki Bloemer (PP) fez a indicação ao poder executivo para que se promova um levantamento de áreas que possam se adquiridas pelo município para esta finalidade e também das famílias de baixa renda que necessitam de moradia.

“Essa indicação é uma continuidade de um trabalho iniciado e documentado na semana passada com um requerimento solicitando dados do déficit habitacional do município de Corbélia, Distritos e Sede. Que é um quesito muito importante, acredito que deve ser um dos primeiros, precisamos saber a demanda pra irmos atrás. Na gestão passada eu já havia ido atrás dessa questão e não conseguimos avançar, e ir adiante. Aqui no distrito do Ouro Verde mesmo não se tem nem o terreno pra se construir. Agora eu resolvi ir atrás de novo.”

Marily conta que buscou informações quanto aos cadastros, no entanto, as informações disponíveis estão desatualizadas, e o município não possui uma base de dados que possa servir para dar o pontapé inicial “Quando fui buscar essas informações, saber qual a demanda, ver os cadastros, tem muito pouco cadastro no município e não é nada atualizado então está aí a necessidade de fazer esse levantamento.”

Anúncio
  • CAMPANHA PUBLICITÁRIO DA UNIMED CASCAVEL COM OS DIZERES CONTRATE NO DIGITAL PARA VIVER O REAL. 5% DE DESCONTO NAS 3 PRIMEIRAS MENSALIDADES + CARÊNCIA ZERO SIMULE, CONTRATE E GANHE. CLIQUE AQUI E ADQUIRA SEU PLANO.

A necessidade de moradias é antiga não só para os moradores de Corbélia, mas também dos distritos, em que o último programa habitacional realizado foi há 30 anos. “No mandato passado a prefeitura teve muitas conquistas, a administração realizou um excelente trabalho, mas infelizmente não conseguiu avançar na área habitacional, e que principalmente os distritos tem muitos anos que não recebem moradias populares. As vezes me reporto mais para os distritos, mas é onde eu tenho mais conhecimento. Mas com certeza esse estudo, esse trabalho deve abranger o município como um todo.”

O pedido qual a vereadora se refere foi respondido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que afirmou que o município possui uma lista de 45 famílias cadastradas atualmente no sistema da Cohapar. Segundo a secretaria as inscrições acontecem de forma online, e que é possível, assim que a pandemia permitir, realizar mutirões para auxílio no cadastramento das famílias. “Pois uma das análises para liberação de loteamento dos municípios seria pela demanda de cadastrados. Sendo assim a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estará realizando e auxiliando no cadastro dos interessados para aumentarmos nosso banco de dados e posteriormente podermos pleitear as instalações de casas populares em nosso município. Lembrando que o cadastro não garante o direito a moradia, e que necessitamos angariar áreas propícias para a instalação casas populares. Tendo em vista que a única área pertinente, e que pertence ao município, e fica no Distrito Nossa Senhora da Penha foi previamente negada pelo Engenheiro João Luis, da própria Cohapar. Por se tratar de uma área de entulhos de construção civil e volumosos.”

A vereadora espera que o trabalho seja realizado o mais breve possível, e que ele aconteça em todo o município. Com o levantamento pronto é possível sair em busca de negociar com a Caixa ou Cohapar. “É preciso que esse levantamento seja feito, tanto de áreas quanto de demanda, com dados atualizados para que o município possa se organizar, planejar e correr atrás dessas moradias, como comprar terreno, negociar com o governo do estado com a Cohapar, buscar meios para atender a população.”

A Secretaria já reservou as datas 21 e 22 de Maio para realizar os cadastros dos moradores de Ouro Verde do Piquiri, e no dia 28 de maio para realizar os cadastros no Distrito Nossa Senhora da Penha. No entanto, os interessados também podem realizar o cadastro diretamente no site da COHAPAR através do link: Cadastro de Pretendentes – COHAPAR

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading