
O Vaticano deu início, nesta segunda-feira (21), aos ritos oficiais que seguem o falecimento do Papa Francisco, ocorrido na manhã do mesmo dia, conforme determina o protocolo do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis. A partir das 20h (horário local), será realizado o rito de certificação da morte e a colocação do corpo no caixão do Pontífice.
As informações foram divulgadas por meio de um comunicado oficial do Vaticano, assinado por ordem de Sua Eminência o Cardeal Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana — autoridade responsável por administrar os assuntos da Igreja durante o período de Sé Vacante, até a eleição de um novo Papa.
Estão convidados para participar do momento solene o Decano do Colégio Cardinalício, familiares do Papa Francisco, além do Diretor e Vice-Diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano. Os membros do clero participarão trajando os respectivos hábitos de coral.
A cerimônia marcará oficialmente o início do luto na Santa Sé. Nos próximos dias, devem ser divulgados o cronograma das exéquias e os detalhes do funeral, que tradicionalmente incluem a exposição do corpo na Basílica de São Pedro, uma série de celebrações litúrgicas e a Missa de Exéquias presidida pelo Decano do Colégio dos Cardeais. Após os ritos, o corpo do Papa será sepultado nas Grutas Vaticanas, sob a Basílica.
Com a morte do Pontífice, o Vaticano entra em período de Sé Vacante — fase que antecede o Conclave, reunião dos cardeais eleitores que escolherão o próximo sucessor de Pedro.
Mais informações devem ser divulgadas pela Sala de Imprensa da Santa Sé nas próximas horas.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO