UM OLHO NA TELA, OUTRO NA MITOLOGIA

Porque os mitos NÃO são coisas de antigamente

Um curso rápido para expandir os conhecimentos sobre os mitos no nosso dia-a-dia e ainda tentar encontrar o sentido as coisas da vida. Este é um dos propósitos do Curso de Histórias das Mitologias do professor e jornalista Jeferson Wruck.

O jovem de 28 anos que é Graduado em Jornalismo pela Univel e História pela Unipar. Especialista em História, Arqueologia, Educação e Patrimônio Cultural pela Unipar e realiza pesquisas na área de História e Religiões, Idade Média e o papel das HQ’s na cultura pós-moderna, coloca em pauta discussões sobre a mitologia aplicada ao nosso cotidiano.

O curso teve início no mês de Abril no Centro Cultural de Corbélia e é aberto para todos os públicos. Jeferson conta que os temas abordados fazem parte da nossa realidade e do que acreditamos hoje. “As mitologias hoje são vistas como meras fábulas do passado, relíquias da antiguidade. Esse preconceito simplista acaba diminuindo a relevância delas para nosso cotidiano atual e nos privando da riqueza cultural que elas comportam. Os mitos surgiram do esforço da humanidade em explicar as duas realidades que compõem a nossa vida: o mundo externo e o mundo interno. Esse esforço milenar de buscar explicações deu origem a histórias incríveis, povoadas por deuses, heróis e criaturas fantásticas.”

No primeiro encontro Jeferson apresentou a contribuição das mitologias para a sociedade contemporânea. Para os entusiastas a discussão também entrou no mundo dos jogos virtuais, seriados, filmes, livros, vocabulário, tradições, simbolismos e crenças que se alimentam das mitologias antigas. Já o encontro do mês de maio trouxe a tona a história e religião dos egípcios antigos.

No dia 21 de junho a aula tratou sobre os mitos da região da Mesopotâmia, são eles os babilônios, assírios, sumérios e persas. O mês de Julho será dedicado às mitologias greco-latinas. E o último encontro do curso, no mês de agosto, irá abordar os povos nórdicos e celtas.



Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: