116 views 5 min 0 Comment

Tecnologia no campo: Pulverização e cuidados com a lavoura podem ser feitos com drones

- 10 de fevereiro de 2023
Anúncio

A tecnologia no campo não está somente no solo, na semente ou nos insumos, ela também está no ar, e voando. O drone T40 da DJI apresentado pela empresa ADS na 35ª Edição do Show Rural Coopavel mostra que a pulverização das lavouras não necessita feita apenas por tratores.

“O Drone de pulverização surgiu como uma alternativa Brasil em meados de 2017 para 18. É uma tecnologia que veio sendo difundida, e trabalhada. Toda tecnologia no campo ela passa por um processo de validação para que o produtor rural como de fato conseguir entender como de fato ele vai ser usado no campo” explica Matias Lazarotto Supervisor de Desenvolvimento da ADS.

 O modelo trazido para o Show Rural não fica restrito somente a pulverização, mas também ao plantio, e cuidados com o solo.

Anúncio

“Nós temos o T40, é um equipamento de 40 litros de capacidade, ou que eu posso estar substituindo o tanque de líquido, e estar colocando um tanque para sólidos onde pode fazer a semeadura no campo, ou espalhamento de um fertilizando no solo.”

Pilotar o drone, que pesa em torno de 30kg requer treino e certificação. Ao adquirir o produto, o agricultor passará por uma qualificação, oferecida gratuitamente pela ADS. “    Nós não comercializamos a aeronave sem realizar a formação do pilo. Essa formação passa por entender como o equipamento funciona, quais os passos que devem ser seguidos para uma melhor otimização da área, uma aplicação, e também para gerar uma confiança. É algo novo, diferente, que muitas vezes o produtor se sente inseguro, e o nosso papel é de ser um facilitador. Utilizar o equipamento tecnológico, e proporcionar ao agricultor que ele consiga pilotar com tranquilidade e segurança.”

A aeronave é integrada com um Sistema de Pulverização Atomizada Dupla, DJI Terra, Radar Active Phased Array e Visão Binocular. Ele suporta várias missões, desde levantamento, mapeamento, pulverização e espalhamento, ajudando você a obter a máxima precisão em suas operações agrícolas como explica Matias Lazarotto.

“Esse que é o T40, de 40 litros pode estar executando a pulverização de 12 até 21.3 hectares por hora, ou seja, o produtor rural dependendo a carga de h aplicadas e respeitando a condição climática também tá fazendo uma aplicação entre 120 e 200 hectares dia.”

O investimento gira em torno o de R$200 mil no equipamento, as manutenções são preventivas, e a empresa, através de seus sistemas também consegue estar atenta aos problemas apresentados pela aeronave.

Matias explica que de maneira eficiente e descomplicada, a tecnologia em drones agrícolas gera valor com o aumento de produtividade, rentabilidade e respeito ao meio ambiente.​ “É muito valoroso, muito prazeroso a gente ver no produtor rural a felicidade em poder estar utilizando um equipamento desse que torna a área dele mais produtiva e que de fato vem fazendo a tecnologia sair da televisão e se tornar algo valoroso pra ele, e que parecia impossível. Agora está na mão dele, ele está operando com segurança, e obviamente tornando rentável a sua área.”

Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!

Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading