Mais de 50 profissionais das redes municipal e estadual de ensino de Corbélia, incluindo diretores, professores, administrativos e auxiliares de serviços gerais, participaram da formação de brigadas escolares promovida pelo Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola. A ação, realizada em parceria com a Defesa Civil do Paraná e o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), busca preparar a comunidade escolar para situações de emergência, como incêndios, e garantir a segurança de alunos e funcionários.
Neste ano, a formação da Brigada Escolar ocorreu em duas turmas: a Turma 01, nos dias 1 e 2 de outubro, e a Turma 02, nos dias 3 e 4 de outubro. Participaram aproximadamente 50 agentes educacionais das redes estadual e municipal de Corbélia, sendo essa a primeira vez que a rede municipal do município integrou o programa.
O curso incluiu módulos teóricos e práticos sobre primeiros socorros, combate ao princípio de incêndio com o uso de extintores e a elaboração de planos de abandono em situações de emergência.
A Secretária Municipal de Educação Silvia Mara Skottki Pinto disse estar muito grata pelo trabalho desenvolvido pelas equipes da Defesa Civil. Segundo ela, esses treinamentos e capacitações serão primordiais não só em grandes situações de emergências, mas em situações corriqueiras do dia-a-dia. “A preparação dos nossos profissionais vai além de garantir a segurança física — ela promove um ambiente de maior confiança e tranquilidade para todos. Saber que temos equipes capacitadas para agir com rapidez e eficiência em qualquer cenário traz uma sensação de segurança inestimável, tanto para os pais quanto para a comunidade escolar. Esse tipo de investimento na segurança e no bem-estar deve ser contínuo e amplamente valorizado”, afirmou a secretária.
As formações em Corbélia foram conduzidas pelos subtenentes Fábio Rogério Mendes e Elizeu Apolinário, além do sargento Paulo Favin, que destacaram a importância da continuidade dessas ações para fortalecer a cultura de prevenção e resiliência nas instituições de ensino.
O programa, que faz parte de uma iniciativa estadual, tem como objetivo central promover uma cultura de prevenção nas escolas públicas, abrangendo instituições estaduais, municipais e de educação especial. A formação, realizada em outubro de 2024, incluiu aulas teóricas e práticas sobre primeiros socorros, combate a incêndios e elaboração de planos de evacuação em situações de emergência.
No dia 2 de outubro, o treinamento também incluiu a participação dos alunos. Foi realizada uma simulação do plano de abandono no Colégio Amâncio Moro, envolvendo 350 alunos, e no dia 4 de outubro, uma simulação semelhante foi realizada na Escola Estadual São Francisco de Assis, com a participação de 89 estudantes. Essas atividades envolveram diretamente os novos brigadistas, reforçando o aprendizado em cenários reais de emergência.
Desde seu início, o Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola já certificou mais de 81.845 servidores em todo o Paraná, realizando mais de 80 mil simulações de abandono emergencial. Somente em 2023, 9.124 servidores foram capacitados e quase 10 mil simulações foram realizadas. Esses números refletem o impacto positivo do programa na segurança e preparação das escolas para emergências.
Fique por dentro das notícias que são destaques em Corbélia e região. Clique Aqui e siga nosso Canal no Whatsapp.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO