A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), prendeu seis pessoas e apreendeu mais de 1,1 tonelada de entorpecentes em ações realizadas entre domingo (18) e quinta-feira (22), na região de fronteira do estado. As ocorrências foram registradas durante a Operação Protetor de Divisas e Fronteiras.
Segundo a PM, somente nesta semana, as ações do BPFRON resultaram na apreensão de 1.163,77 quilos de drogas, causando um prejuízo estimado de R$ 3.360.710,00 ao crime organizado. As apreensões ocorreram em diferentes municípios do Paraná, com apoio de forças integradas, como o Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (NEPOM/PF).
No domingo (18), dois homens foram presos em ocorrências distintas. Em São Miguel do Iguaçu, um indivíduo foi detido transportando 15,555 quilos de maconha. Já em Nova Laranjeiras, outro homem foi preso com 6,2 quilos de haxixe. As duas ocorrências já haviam sido divulgadas anteriormente.

Na segunda-feira (19), um terceiro suspeito foi preso em Cruzeiro do Oeste, transportando 17 quilos de maconha em um ônibus interestadual.
O destaque da semana ocorreu na terça-feira (20). Em Nova Prata do Iguaçu, próximo à Usina de Salto Caxias, um homem de 30 anos foi preso após os policiais localizarem 124,550 quilos de maconha no bagageiro de um veículo VW T-Cross. Durante a abordagem, foi constatado que o automóvel utilizava placas falsas e possuía registro de furto ocorrido em 2025, no município de São José dos Pinhais.
Ainda na terça-feira, em ação integrada com o NEPOM da Polícia Federal, o BPFRON apreendeu 950,1 quilos de maconha e uma embarcação de fibra na área rural de Santa Helena. Durante patrulhamento às margens do lago de Itaipu, os policiais visualizaram uma embarcação vinda do Paraguai, sem iluminação, em direção ao lado brasileiro. Ao receber ordem de abordagem, os ocupantes fugiram em meio à mata, abandonando a droga no barco. O entorpecente e a embarcação foram encaminhados à Polícia Federal de Foz do Iguaçu.
Na quarta-feira (21), em Nova Laranjeiras, uma mulher de 28 anos foi presa ao ser abordada em um ônibus que fazia o trajeto de Foz do Iguaçu a São Paulo. A suspeita transportava 5,450 quilos de haxixe presos às pernas e também em sua bagagem de mão. O nervosismo da passageira chamou a atenção da equipe policial. Ela foi presa em flagrante e encaminhada, juntamente com a droga, à Delegacia de Polícia de Laranjeiras do Sul.
Já na quinta-feira (22), durante abordagem a um ônibus que fazia o trajeto entre Dourados (MS) e Londrina (PR), com o auxílio do cão de faro Oslo, os policiais localizaram 0,910 quilo de haxixe escondido sob um assento sem passageiro. Como não foi possível identificar o responsável pela droga, o entorpecente foi apreendido e entregue à 7ª Subdivisão Policial de Umuarama.
Ainda na quinta-feira, outro homem, de 21 anos, foi preso em Guaíra por tráfico de drogas. Em ação integrada com o NEPOM da Polícia Federal, os policiais abordaram um veículo Ford Fiesta em um porto clandestino. Durante a abordagem, o condutor confessou que transportava maconha no porta-malas. A droga, distribuída em tabletes, totalizou 44 quilos. O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado, juntamente com o veículo e o entorpecente, à Delegacia da Polícia Federal de Guaíra.
As ações reforçam o trabalho contínuo das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas na região de fronteira, com o objetivo de impedir que grandes quantidades de entorpecentes cheguem aos centros urbanos do país.












COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO