Em uma Nota Técnica divulgada na manhã desta sexta-feira, 03, pela Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel, e COE (Centro de Operações de Emergência para enfrentamento do novo Coronavírus (COVID-19), recomenda a utilização de máscaras por toda a população.
De acordo com a Nota muito se tem discutido a respeito de uso de máscaras por toda população, como forma de proteção.
“Segunda Nota Técnica 04/2020, atualizada em 31/03/2020, publicada pela ANVISA e elaborada por uma equipe técnica e de especialistas, devem usar máscara cirúrgica os pacientes com sintomas respiratórios (tosse, espirro, dificuldade de respirar), os profissionais de saúde e os os profissionais de apoio que prestarem assistência ao paciente suspeito ou confirmado de COVID-19.“
Dessa forma, o COE – Centro de Operações em Emergência em Cascavel, está recomendando à toda população o uso de barreiras máscaras como mecânicas adicionais. Podem ser utilizadas máscaras não-médicas feitas de tecido ou TNT entre outros.
A máscara é mais uma das medidas adotadas além da higienização frequente das mãos, uso de soluções antissépticas a base de álcool gel a 70%, desinfecção de superfícies tocadas com frequência, distanciamento social, dentre outras.
A nota reitera que existem boas razões para acreditar que as máscaras caseiras ajudem muito. Já que “Hong Kong, Coréia do Sul, Taiwan e República Tcheca apresentam bons números em relação a velocidade de propagação do vírus. Além disso, muitas pessoas podem ter infecções assintomáticas, e os uso de máscaras, mesmo artesanais, podem se comportar como uma barreira mecânica.”
A nota lembra ainda que o uso de máscara de tecido deve ser individual, não devendo ser compartilhada.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO