A Secretaria Municipal de Educação de Corbéla deu início a novas medidas de segurança em escolas, com o objetivo de melhorar e ampliar a segurança das crianças, para prevenção a situações como a vivida na manhã de ontem, 05, em Blumenau – SC, em que um homem invadiu uma escola e matou quatro crianças.
A Secretária de Educação Silvia Mara Skottki Pinto, enviou um ofício na tarde desta quinta-feira, 06, a todas unidades da rede municipal de educação com as novas recomendações que passam a vigorar imediatamente dentro das escolas.
“Já estamos em contato com PM para reforço do policiamento no entorno das escolas. Principalmente nos horários de entrada e saída de alunos. E pedimos a compreensão dos pais com as medidas de reforço da segurança, pois o acesso ao interior das escolas ficará mais restrito. Não será permitido aos pais ou responsáveis pelos alunos acessarem o interior da escola, salas de aula e pátio durante o horário de aula. Exceto em extrema necessidade e sob estrita supervisão das equipes das escolas. O acesso aos blocos de sala de aula por pessoas que não trabalham na escola já não era permitido anteriormente, e agora será ainda mais restringido”.
Assunto: Orientações sobre medidas de segurança para prevenção de ataques às unidades escolares.
Considerando a importância da segurança nas escolas municipais de Corbélia, e tendo em vista o aumento de casos de ataques à instituições de ensino no Brasil, o objetivo deste ofício é orientar sobre medidas de segurança para coibir o acesso de pessoas não autorizadas no espaço escolar durante o período de aula.
- Controlar rigorosamente o acesso de pessoas à unidade escolar, mantendo os acessos da instituição fechados durante as aulas, permitindo apenas a entrada de alunos, funcionários da escola e funcionários da Secretaria de Educação.
- Não permitir a entrada de pais de alunos, fornecedores e outras pessoas não autorizadas no interior das unidades durante as aulas.
- Reforçar a comunicação sobre a importância da segurança escolar com os alunos, professores, funcionários e pais de alunos, visando conscientizar a todos sobre os riscos de permitir o acesso de pessoas não autorizadas no espaço escolar.
- Instruir professores, alunos e funcionários sobre as ações a serem tomadas em caso de atos de violência a fim de prepará-los para situações de emergência:
- Definir uma palavra de alerta para que todos possam compreender rapidamente a situação em caso de um eventual ataque;
- Manter a calma e tranquilizar os alunos: os alunos precisam ser orientados a permanecerem em silêncio e a seguir as instruções dos professores e funcionários da escola. Isso ajudará a evitar o pânico e a manter a segurança de todos.
- Acionar as autoridades: o contato com as autoridades deve ser feito o mais rápido possível, para que elas possam enviar equipes de emergência e tomar as medidas necessárias para lidar com a situação.
- Trancar as portas e janelas: é importante trancar todas as portas e janelas da escola para evitar a entrada do agressor. Se possível, bloquear as portas com móveis e objetos pesados para aumentar a segurança.
- Se proteger em locais seguros: alunos e professores devem se proteger em locais seguros, como salas de aula, biblioteca ou banheiros, mantendo-se longe de portas e janelas. Se possível, se proteger atrás de objetos resistentes, como armários e mesas.
- Comunicar-se com as autoridades: os professores e funcionários da escola devem manter contato com as autoridades e informá-las sobre a situação dentro da escola, incluindo o número de alunos e a localização do agressor, ainda informando as vestimentas do suspeito e se está portando qualquer tipo de arma ou objeto, caso seja possível. Contatar imediatamente a Polícia Militar por meio do serviço de atendimento 190.
- Não tentar confrontar o agressor: é importante que os alunos e professores não tentem confrontar o agressor. Em vez disso, devem se concentrar em se proteger e esperar pelas autoridades.
- Evacuar a escola: se possível e seguro, os alunos e professores devem ser orientados a evacuar a escola seguindo as instruções das autoridades. É importante manter a calma e seguir as rotas de evacuação indicadas.
Por fim, solicitamos que as unidades escolares municipais de Corbélia adotem as medidas de segurança acima descritas, a fim de garantir a integridade física dos alunos e funcionários, bem como o bom andamento das atividades escolares.
Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO