Se Liga!

Em 2001, quando a população brasileira foi obrigada a mudar seus hábitos de consumo de energia drasticamente pelo risco iminente de corte de energia elétrica em todo o país, ninguém imaginava o rumo que as coisas iam tomar. A crise energética estava ligada principalmente à falta de planejamento no setor e à ausência de investimentos em geração e distribuição de energia.

Hoje o Brasil está entre os países que mais produzem energia limpa no mundo, se vai faltar energia novamente, é algo que vamos descobrir no futuro. Mas, o que sabemos agora é que “logo ali” em Anahy vamos ter um investimento de 45 milhões de reais para a construção de uma Pequena Central Hidrelétrica. O que muda para o consumidor? Nada. A energia produzida ali será vendida no chamado “mercado livre” onde os compradores são empresas.

O que muda para a região? Muito. Anahy é uma cidade de menos de 4 mil habitantes, as obras irão empregar em torno de 100 pessoas, contratadas todas por meio da agência do trabalhador do município. Hoje a empresa que mais emprega na cidade tem no máximo 50 trabalhadores. As obras devem durar 18 meses, neste tempo o comércio local vai ser o maior beneficiado. Por ser uma PCH o município não irá receber royalties, mas será beneficiado com o aumento de sua participação no rateio do ICMS, além do ganho de IDH. Estudo elaborado pela Aneel comprova que 100% dos municípios onde foram instaladas PCH´s tiveram aumento do IDH nos 5 anos seguintes ao término da obra. Parece que todo mundo ganha nesse jogo de energia.

Falando em ganhar nós estamos conhecendo muitas histórias de empreendedorismo e sucesso que cruzam nossos caminhos neste pouco tempo de trabalho com a Conexão Revista. O desejo muitas vezes é escrever sobre todas àquelas que conhecemos, mas uma edição não seria suficiente. Nesta edição encontramos a Jéssica de Cafelândia com uma sorveteria que tem muita história aliada ao sabor de cada sorvete no buffet.
Por falar em sabor, ainda na terra do frango, nós conhecemos o Claudiomar que planta morangos, e foi no pequeno espaço de terra que ele encontrou a oportunidade para ganhar dinheiro.

Ah! Não posso deixar de contar que vivemos momentos maravilhosos na 42ª Romaria de Nossa Senhora da Salette, tem histórias de fé e dedicação que valem a pena ser lidas.

Esta é nossa terceira edição, e estamos buscando melhorar ainda mais não só em conteúdo, mas também nossa entrega. A distribuição da Conexão Revista é gratuita, mas estaremos priorizando os nossos assinantes e você pode ser um deles. Entre na nossa página facebook/conexaorevista preencha nosso formulário e receberá gratuitamente na sua casa todas as nossas próximas edições. Assim você garante que não vai ficar sem nenhuma delas.



Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: