148 views 5 min 0 Comment

Saúde de Corbélia é destaque no Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde

Anúncio

Um dos maiores e mais importantes encontros anuais sobre saúde pública do Estado do Paraná aconteceu em Foz do Iguaçu entre os dias 18 e 20 de outubro. O 36ª Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde foi em Foz do Iguaçu e reuniu secretarias de todos os municípios paranaenses. Corbélia esteve com uma comitiva formada por profissionais que atuam diretamente na saúde do município. 

E evento teve sua temática direcionada aos “Os desafios da Gestão Municipal da Saúde pós-pandemia”. O Congresso reuniu na Tríplice Fronteira renomados especialistas em políticas públicas de saúde nas esferas federal, estadual e municipal, para discutir, em grandes mesas, seminários, oficinas e painéis, todos os desafios que envolvem o financiamento e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O Congresso também da destaque para a Mostra Paranaense de Experiências Exitosas no âmbito do Sistema Único de Saúde “Paraná, mostra o SUS que dá certo!”, e contou com um dia completo de apresentações de experiências das secretarias municipais de saúde de todo o Estado, com objetivo de mostrar o SUS que dá certo – experiências bem-sucedidas que podem inspirar profissionais de saúde e gestores. 

Anúncio

Corbélia teve a oportunidade de apresentar três projetos desenvolvidos no município e que estarão concorrendo ao prêmio Estadual: 

  1. O CAPS NO PROCESSO DO MATRICIAMENTO DA SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: com o projeto foi possível consolidar uma estratégia de gestão de rede ampla de cuidados em Saúde Mental, com intuito em garantir a efetivação do cuidado integral e a integração da equipe de saúde mental com a atenção primária, num modelo de cuidado colaborativo e práticas que envolvem intercâmbio e construção do conhecimento.
  2. NUTRIBABY – ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM AMAMENTAÇÃO À PUÉRPERA NO PÓS-PARTO IMEDIATO – CORBÉLIA/PR; O projeto vem sendo realizado no município de Corbélia desde o ano 2016, e de lá até o presente momento, atendeu cerca de 1400 mulheres e RN´s. É possível afirmar que de todos os atendimentos realizados, cerca de 98% mantiveram o aleitamento materno pelo menos até os 6 meses da criança.  
  3. PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E O ENFRENTAMENTO À COVID-19: A PRÁTICA TEATRAL COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO: Através de um teatro desenvolvido por profissionais de saúde a peça buscou promover educação em saúde no contexto da Covid-19; Sensibilizar estudantes e profissionais da educação sobre a pandemia do novo Coronavírus; Uma enfermeira do município com formação em dramaturgia escreveu a peça, intitulada “Tribunal de Causas Gigantes” com linguagem acolhedora, adequada e acessível ao público infanto-adolescente, e em conjunto a uma assistente social também do município, elaboraram a estratégia para a atividade.

Corbélia ainda foi convidada a participar da mesa inicial de abertura do congresso com o projeto: Implantação do Núcleo de Atendimento do Consorcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná – CISOP em Corbélia, apresentada e premiada na 17ª Mostra “Brasil aqui tem SUS”, realizada durante o Congresso do Conasems em Campo Grande/MS. 

Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading