
Em um esforço para combater a persistente prevalência da cárie dentária o município de Anahy lançou o programa “Anahy Zero Cárie” com o objetivo de prevenir significativamente os casos em crianças com idades entre 0 e 3 anos. Na terça-feira, 19, os primeiros pacientes começaram a chegar no consultório odontológico da Clínica da Mulher, como conta a Diretora em Saúde Ana Lúcia Bessani, segundo ela o projeto tem uma abordagem inovadora de estratificação dos cuidados de acordo com o risco individual.
Todas as crianças passam por uma avaliação para determinar o nível de risco em relação à saúde bucal. Essa avaliação é crucial para determinar a frequência de acompanhamento e as necessidades de tratamento específicas para cada caso.
“O projeto num primeiro momento terá como alvo as crianças de 0 a 3 anos, aonde os responsáveis receberão orientações a respeito dos cuidados em higiene oral, hábitos alimentares e uso de dispositivos como chupetas e mamadeiras, todas serão avaliadas e estratificadas conforme o risco em saúde bucal.”
Para crianças com baixo risco, as reavaliações ocorrerão a cada 6 meses, enquanto aquelas com alto risco podem necessitar de acompanhamento mensal ou até mais frequente. O objetivo é proporcionar tratamentos oportunamente para evitar o desenvolvimento de cáries ou agravamento de cavidades existentes.
O aspecto mais cativante do “Anahy Zero Cárie” é a abordagem lúdica e amigável durante as consultas odontológicas. “Transformar a ida ao dentista em um momento agradável não apenas facilita a adesão ao tratamento, mas também ajuda a eliminar o medo associado à visita ao dentista desde cedo” comemora a Diretora.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO