Há pouco mais de um ano, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) inaugurou o serviço de ressonância magnética, o primeiro em hospital público no interior do Paraná.
O aparelho foi instalado para otimizar e melhorar o atendimento à população, que passava meses na fila de espera por um exame.
“O objetivo é justamente este, diminuir a fila e o tempo de espera dos pacientes que necessitam desse recurso do hospital”, comenta o Coordenador de Centro de Imagens, Narciso Comíssio.
Durante esse tempo de atendimento, já foram feitos mais de 2 mil exames aqui no Huop. O exame, mesmo não sendo de urgência e emergência, é essencial à saúde e tem agregado no diagnóstico por exames no hospital.
“Estamos conseguindo atender o máximo da população possível e fazer com que o objetivo do setor seja alcançado aos poucos”, conta Narciso.
Quando o setor foi inaugurado, em setembro do ano passado, alguns pacientes aguardavam pelo exame ambulatorial desde 2016, e em apenas 3 meses o Huop conseguiu zerar essa fila de espera.
“Hoje, entre uma ou duas semanas é o tempo de espera entre o agendamento e a realização do exame. Além de ser mais fácil ter o equipamento aqui, o custo também é menor do que precisar encaminhar o paciente para realizar o exame em serviços terceirizados”, avalia Narciso.
A ressonância magnética atende pacientes ambulatoriais do Huop e pacientes internados na instituição, além dos pacientes encaminhados pela 10ª Regional de Saúde e por meio do convênio firmado com a Uopeccan em abril deste ano. Marli Lima é paciente da Uopeccan e foi encaminhada para fazer a ressonância aqui no Huop.
“Foi muito rápido, dia primeiro de novembro fui até a Uopeccan, já me encaminharam para cá e dia 8 fiz o exame”, relata Marli. Essa parceria é fundamental para as duas instituições. “É uma parceria que permite um reconhecimento na região e faz com que o Huop contribua ainda mais com o atendimento da população na região”, explica Comíssio.
Atendimento
A equipe da ressonância magnética do Huop é bastante qualificada e preparada para oferecer o melhor atendimento aos pacientes. De acordo com Narciso, “todos passam por treinamentos para ter familiaridade com o equipamento, assim é possível que o atendimento seja realizado com facilidade e transmitir segurança aos pacientes”.
Marli conta que estava bastante apreensiva antes de fazer o exame no Huop, porém chegando aqui foi bem atendida desde o início. “Cheguei aqui com medo, ansiosa, nervosa, mas foi tudo muito bem, fui bem atendida desde a portaria até agora na observação, estou bem mais tranquila, o atendimento é excelente”, finaliza a paciente.
Fonte: Assessoria HUOP
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