
Relíquias de uso pessoal e o crucifixo de São Carlo Acutis, o primeiro santo da geração millennial, estão em peregrinação por diversas cidades do Paraná. Até terça-feira (14), as peças estiveram em Guarapuava, e nesta quarta-feira (15) chegaram a Laranjeiras do Sul. A previsão é que, no domingo (19), os objetos sejam levados para Toledo, e, posteriormente, para outras cidades como Umuarama, Foz do Iguaçu, Guaíra e Marechal Cândido Rondon
A cidade de Cafelândia foi citada como uma das que iriam receber as relíquias em reportagem da RPC (G1). No entanto, em contato com a Cúria e com a Paróquia Nossa Senhora Consolata de Cafelândia, a informação foi desmentida. (Esta reportagem sofreu atualizações às 11h51min de 16 de outubro de 2025.)
As relíquias pertencem ao padre Tiago Henrique da Silva Medeiros, de São Paulo, que as recebeu como doação de Antonia Salzano, mãe de Carlo Acutis, em 2013. A peregrinação das peças ao Paraná foi organizada a pedido do casal Tamires e Alisson Ceresa, amigos do padre, que as trouxeram para um encontro religioso em Toledo, no oeste do estado. Desde então, começaram a atender os pedidos de paróquias interessadas em receber as relíquias.
“Elas ficam comigo, pois foi um presente da mãe do Carlo a mim. Antonia Salzano me deu essas relíquias no ano de 2013, e onde os padres solicitam, elas são levadas”, afirmou o padre Tiago.
O objetivo da peregrinação, segundo o padre, é espalhar a história de Carlo e fortalecer a fé católica entre os jovens. Até agora, os objetos passaram por oito cidades, incluindo Cascavel, Toledo, Mercedes e Terra Roxa.
A previsão é que as relíquias permaneçam no Paraná até dezembro.
Com informações G1.
Quem foi Carlo Acutis
Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, mas foi criado em Milão, na Itália. Desde a infância, demonstrou devoção à Virgem Maria e, além disso, se destacou no campo da computação, com habilidades acima da média para a sua idade. Famoso por usar seu talento para evangelizar online, Carlo conquistou muitos devotos.
Acutis faleceu em 12 de outubro de 2006, vítima de leucemia, e foi oficialmente canonizado em 7 de setembro de 2025, tornando-se o primeiro santo da geração millennial.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO