Qual bullying você pratica?

Quais os tipos de Bullying?

O assunto Bullying surgiu à alguns anos, todos já estamos familiarizados com a palavra que em português significa Assédio Moral, e nos conscientizamos de que é necessário prestar muita atenção nesse assunto, mas será que nós sabemos identificar os diversos tipos de bullying que existem? Nossa, e existe mais do que um tipo? Sim! Vamos entender um pouco sobre eles.

1° Bullying Verbal:

Essa forma de violência provavelmente é a mais conhecida, acontece muito nas escolas entre os adolescentes e crianças, é caracterizado por haver insultos, xingamentos e alcunhas/apelidos pejorativos, ou seja, maldosos e que estão diretamente ligados à aparência da pessoa.

2° Bullying Moral

O bullying moral é diferente, nele acontece a calúnia, difamação e criação de rumores sobre a pessoa que está sendo violentada. Colocar outras pessoas em estado vexatório é caracterizado como violento e criminoso, as pessoas que passam por esse tipo de situação devem informar as autoridades.

3° Bullying Sexual

Esta forma de agressão é caracterizada em alguns casos como estupro, desde que a legislação brasileira mudou, revogando o atentado violento ao pudor, ou seja, passar a mão sem consentimento ou mostrar alguma parte do corpo para alguém já pode ser caracterizado como estupro.

Mas não é só isso, o bullying sexual envolve aliciamento, indução e assédio, fique atento, esse tipo de violência, traz consequências muitas vezes irreparáveis.

4° Bullying Social

O bullying social pode fazer com que uma pessoa se sinta excluída da sociedade durante uma vida toda, se ocorrido na infância, traz graves consequências, acontece quando um grupo de pessoas passa a excluir um indivíduo de seu convívio rotineiro, devido sua aparência, formação, condição financeira, enfim, são várias as situações que levam o agressor a cometer esse tipo de violência, lembrando que grande parte dos agressores também já foram violentados.

5° Bullying Psicológico 

Por vezes confundido com o bullying moral, porém existe uma grande diferença: É caracterizado pela intimidação, perseguição, manipulação, inferiorização, dominação e aterrorização do sujeito, assim o agressor consegue facilmente tudo o que ele quer da vítima e a mesma cede a tudo devido ao medo aterrorizante do agressor, essa forma de agressão muitas vezes passa despercebida, pois a vítima pode sentir muito medo de fazer a denúncia.

6° Bullying Material

Essa forma de violência é direcionada aos bens da vítima, sendo seus pertences roubados, furtados ou até mesmo, destruídos.

7° Bullying Virtual

Recentemente caracterizado, o bullying virtual é uma mescla de todas as formas de agressão, porém, realizada no ambiente virtual, que favorece e dá confiança ao agressor, o mesmo podendo realizar chantagens através de fotos da vítima que podem ter “vazado”, ou até editar e criar situações inexistentes.

Também é violência quando o agressor envia mensagens intrusivas da intimidade ou deprecia a vítima nas redes sociais.

Vale lembrar mais uma vez, a violência é combatida com informação e denúncia, muitas vezes o agressor também precisa de acompanhamento, sendo eles ainda crianças ou adolescentes, é necessário agir rapidamente, pois, grande parte dos agressores, também foram vítimas das mesmas violências das quais cometeram.

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: