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Projeto “2ª Opinião” facilita atendimento médico e diagnóstico para moradores de Corbélia

- 28 de setembro de 2019
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Um projeto da Startup Mediato abriu portas para a facilidade e agilidade dos atendimentos médicos em Corbélia. A ideia surgiu a partir da inspiração de atendimento telemédico no conceituado Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O projeto ainda é piloto, com a previsão de começar no primeiro dia de Outubro. Foi uma conversa entre o prefeito Dr. Giovani e o médico ortopedista Dr. Rogério Vituri que trouxe a vontade da implantação do sistema em Corbélia. Vituri havia desenvolvido para Cascavel, e então, surgiu a vontade de incrementar mais uma melhoria na saúde do município.

A Secretária de Saúde Cleide explica que o ponto principal do sistema é a agilidade da resposta de tratamento para o paciente. “Esse projeto tem uma referência do especialista, então os clínicos da unidade básica, se chegar um paciente com Raio X que tem uma fratura, já podem mandar foto desse raio x para o especialista e avaliar em conjunto, qual o melhor tratamento, se é clínico ou cirúrgico”.

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O sistema funcionará em primeiro momento por um período de testes, assim como em Cascavel, onde funciona desde o começo de setembro e com boa adaptação.

Aldo Luiz Caponi Junior, que faz parte do suporte técnico do sistema 2ª Opinião, explica que o projeto diminui o tempo que o paciente tem de espera, uma vez que o especialista pode responder no aplicativo e celular. O médico das unidades de Corbélia entra em contato com o especialista, que a princípio será apenas de ortopedia de Cascavel.

“Será um apoio a conduta do médico responsável, não vai ser um diagnóstico assertivo, vai ser um chat onde os médicos vão conversar com as informações que coletar do paciente e passar pro médico da especialidade, pro médico que vai responder. Tudo isso é regulamentado de acordo com as normas da medicina, todas as informações vão ficar salvas no aplicativo”.

COMO FUNCIONA O PROJETO

Para ser implantado no sistema, o paciente é cadastrado, com informações principais de  identificação feita pela carteirinha do SUS para dar agilidade no registro.

A novidade também agrada o bolso do município. O sistema não tem custos para a Secretaria de Saúde de Corbélia nos primeiros 90 dias de teste, como explica a Secretaria de Saúde.

“Estamos bem otimistas que com isso a gente reduza custo de transporte, de exame, consulta com especialista, porque o próprio sistema da possibilidade de falar com o especialista. Só tivemos custo de comprar aparelhos celulares, porque ele pode baixar no computador e celular”.

Os médicos do município tiveram o primeiro contato em forma de treinamento na tarde da última quarta-feira (18) em Corbélia, na Secretaria de Saúde. O técnico responsável pelo sistema ainda enfatiza a importância da novidade, que agrega na saúde dos moradores. “Tudo isso é em prol do paciente, para diminuir tempo, fila de espera, além de uma resolução maior das consultas”.

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