Na noite da quinta-feira, 19, cerca de 90 profissionais do ramo alimentício de Corbélia deram início ao treinamento e capacitação do programa de Boas Práticas de Fabricação, realizado em parceria com o Sebrae e o Município de Corbélia através do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde.
A Técnica do Sebrae Roselane Zanete conta que esta é a 1ª etapa do treinamento, ele abordou a manipulação de alimentos, higiene pessoal, perigos e conduta do manipulador e potabilidade de água.
A equipe do SEBRAE também já realizou visitas em todos os restaurantes do município. “Foram três dias de visitas, em 20 restaurantes de Corbélia. Nas visitas a gente fez um levantamento dentro das boas práticas de manipulação, com fotos e algumas perguntas sobre as boas práticas.”
A capacitação ainda seguirá para mais duas etapas, com a devolutiva do SEBRAE, mostrando todas as ações que cada restaurante precisa executar dentro das boas práticas e a entrega do material impresso. “Posteriormente terão um segundo treinamento. Vai ser sobre revisão geral do que foi apresentado no 1º encontro e vamos dar sequência falando sobre a higiene do local, higiene dos utensílios e ambiente, e controle de pragas. Depois temos as consultorias para descrição dos POPs e manual. Serão duas visitas de consultoria em cada empresa.”
Por fim a terceira e última etapa de treinamento será sobre o preparo, manipulação e distribuição e armazenagem dos produtos, estocagem de matéria prima e demais. “Depois tem uma visita final, que é um check list final, que vamos ver do 1º ao último item das ações que foram executadas e junto com esse último treinamento fazemos o encerramento.”
Viviane Algayer Gomes, Diretora da Vigilância em Saúde, ressalta a importância do treinamento. Segundo ela ele representa um marco para a saúde pública. “Isso tudo sendo ofertado para 20 empresas neste momento, vai melhorar muito a qualidade da alimentação ofertada para nossa população. O treinamento está ainda qualificando os trabalhadores que estão atuando no mercado de trabalho e que muitas vezes não tem condições de custear um treinamento como esse.”
A capacitação é ofertada gratuitamente pelo município e vai facilitar o trabalho da vigilância sanitária segundo Viviane. “E tudo isso pensando na segurança alimentar da população. É um trabalho muito importante que o município está auxiliando no desenvolvimento.”
As empresas ficarão com seus planos de ação para serem executados com a orientação do SEBRAE. A previsão da conclusão de capacitação é fevereiro de 2024, até lá os empresários terão um tempo hábil para se adequarem as práticas apreendidas no treinamento.
Fique por dentro das notícias em tempo real! Junte-se ao nosso canal do WhatsApp e seja o primeiro a receber as últimas atualizações. Clique aqui para participar.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO