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Procon Cascavel alerta consumidores sobre Black Friday

- 18 de novembro de 2020
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A Black Friday, um dos momentos mais aguardados pelos consumidores, está chegando. O evento acontece tradicionalmente na última sexta-feira do mês de novembro. O Procon de Cascavel recomenda aos consumidores que para aproveitar as ofertas sem sofrer nenhum tipo de dano, é importante ficar atento, desde já, aos preços dos produtos que pretendem comprar!

Confira as dicas do Procon Cascavel:
– Nos casos de compras online, é importante o consumidor se cadastrar no site que deseja fazer a compra dias antes da Black Friday, para comparar a possível variação de preços.

– Desconfie dos preços muito baixos, existem produtos que, durante a Black Friday, se encontram a preços extremamente baixos. Desconfie desses produtos. Muitos poderão ter sido devolvidos por outros consumidores ou têm algum tipo de defeito.

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– Leia as letras pequeninas: Antes de comprar um produto informe-se se pode trocá-lo no futuro. As lojas não são obrigadas a aceitar a troca ou a devolução de um produto sem defeito, ainda que muitos comerciantes o façam por cortesia ou para fidelizar clientes. Assim, pense bem antes de comprar uma peça de vestuário online ou investigue se um equipamento eletrônico se enquadra na sua sala.

– Mesmo as lojas não sendo obrigadas a trocar o produto sem defeito, elas concedem normalmente entre 15 a 30 dias para a troca ou devolução de artigos. O produto tem de estar no mesmo estado de compra. Existem ainda outras particularidades nas políticas de trocas das lojas, por isso leia as letras pequenas antes de comprar. Deve guardar, sempre, o comprovante da compra. Verifique o frete para a troca e a devolução do produto trocado.

 – Para evitar o endividamento, o consumidor não deve se deixar levar pelo impulso e adquirir apenas o que realmente precisa;

– As compras online só devem ser feitas em sites seguros e confiáveis, de preferência que tenham cadeado no endereço eletrônico da loja. Isso deve ajudar a evitar sites maliciosos que estão tentando obter informações pessoais;

– A Black Friday é um dos principais dias do ano para comprar online. Com o aumento do número de transações aumentam também as situações de fraude. Os criminosos utilizam emails e anúncios falsos em redes sociais ou pesquisas no Google para chamar a atenção do consumidor, através de grandes descontos. Muitos consumidores são atraídos para sites falsos, disponibilizando informação pessoal e referente a cartões de crédito, que é posteriormente indevidamente utilizada. Se vai efetuar compras online, evite colocar os seus dados em wi-fi público ou responder a emails de origem duvidosa.

–  Procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem seu contato e localização;

– Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. De preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema é mais fácil de fazer o estorno;

– Faça as contas ao custo total da compra: Se já decidiu fazer uma compra online, repare bem no custo total da encomenda. A maioria das lojas cobra despesas de envio, que variam conforme o tamanho e o peso dos produtos adquiridos. Essas despesas podem fazer com que o custo total da compra tenha valores muito próximos, ou até superiores, ao preço original do artigo.

PROCON CASCAVEL
Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor poderá fazer sua reclamação online, através da plataforma www.consumidor.gov.br. Caso a empresa não esteja cadastrada neste site, procure o Procon Cascavel.

Informações, reclamações e agendamentos poderão ser realizados através dos telefones: (45) 3392-6300

O Procon Cascavel atende somente aos moradores do Município ou que a relação de consumo tenha sido realizada com fornecedor estabelecido no Município de Cascavel, conforme art. 1º, §1º do Decreto n. 7.011/2006.

Fonte: Assessoria

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