A primeira sessão extraordinária de 2020 na Câmara de Vereadores de Corbélia foi de ânimos calmos e de surpresas pelo meio do caminho.
Dos quatro projetos que entraram para a votação somente dois foram aprovados na íntegra que são eles:
PLO 001/2020 que concede reajuste aos servidores ativos e inativos e celetistas integrantes do quadro próprio do Poder Executivo, Autárquico, Comissionados, dos Agentes Políticos e do Quadro Próprio do Magistério, e dá outras providências.
Os professores da rede municipal de ensino receberam o reajuste de 4,48%, mais 8,36% estabelecido pelo MEC.
PLO 003/2020 – que concede revisão geral à remuneração dos servidores do Poder Legislativo Municipal, e dá outras providências.
Tanto os servidores da Câmara, quanto os servidores da prefeitura receberam o reajuste previsto de 4,48%, como estava sendo solicitado nos projetos.
Os dois projetos mais polêmicos envolviam os subsídios do Prefeito, Vice, Secretários dos vereadores e presidente da Câmara. Ambos os projetos, 002/2020 e 004/2020, também pediam a reposição de 4,48%.
No entanto o vereador Luis Sturmer apresentou uma emenda pedindo alteração na percentagem, reduzindo-a para 0,01% o reajuste no subsídio do prefeito, vice e secretários. A emenda foi apresentada ainda durante a sessão e foi aprovada por 9 votos favoráveis e 1 voto contrário do vereador Nene.
Durante a discussão o vereador Juliano Schmitt pediu a palavra e justificou que os projetos tomaram cunho político nas redes sociais. “Os projetos que estamos votando hoje partiu para um cunho político devido as redes sociais se manifestar talvez contra a classe de vereadores, presidente de partidos. Está desgastado. A repercussão gera sempre conversas negativas de baixar salário, baixar vereador, acabar com secretarias.”
O vereador ainda justificou seu voto favorável a emenda, e contra o aumento, e o classificou como um voto político. “Vereador não faz isso, não faz aquilo. Então o prefeito também não atende o vereador, o secretário não atende o vereador. Então partiu para um lado político.”
O projeto de Lei com a redução entrou para votação na sequência e teve 7 votos favoráveis e 3 contrários sendo dos vereadores Gaúcho da Farmácia, Ivo e Nene.
O vereador Paulo do Raio X já havia protocolado uma emenda igual para o projeto 004/2020, também reduzindo o aumento para 0,01%. Neste caso para o subsídio dos vereadores. A emenda também foi aprovada por 9 votos favoráveis e 1 voto contrário, este também do vereador Nene.
O projeto de lei, com a emenda, foi votado na sequência e teve 8 votos favoráveis e dois votos contrários. Os votos contrários vieram novamente dos vereadores Gaúcho da Farmácia e Nene.
Ao final da sessão o vereador Nene justificou a sua forma de votação. O vereador disse que as emendas apresentadas são demagogias, e que os projetos poderiam se reprovados por inteiro pela câmara. “Eu achei uma demagogia porque era simplesmente votar contra. Não precisava ter feito emendas nesse aspecto.”
Com o resultado, tanto prefeito, vice, secretários, vereadores e presidente da câmara terão um reajuste de 0,01% em seus subsídios.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO