131 views 4 min 0 Comment

Prefeitura de Corbélia promove live de abertura da campanha Agosto Lilás nesta quinta-feira

Anúncio

A Prefeitura de Corbélia realiza nesta quinta-feira (07), a partir das 19h, a live de abertura da campanha Agosto Lilás, que visa sensibilizar a população sobre o combate à violência contra a mulher. Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a iniciativa conta com parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Judiciário, Promotoria de Justiça e Procuradoria da Mulher.

O tema deste ano, “Não deixe chegar o fim da linha. Ligue 180”, destaca a importância da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação social.

A live contará com a participação de representantes que atuam na rede de proteção em Corbélia: o juiz da Vara Criminal, Família, Sucessões, Infância e Juventude, e Juizado Especial Criminal, Dr. Marcelo Gomes Feracin; a promotora de justiça Dra. Cláudia Tonetti Biazus; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e advogada do CREAS, Dra. Patrícia Auache; a secretária municipal de Assistência Social e Família, Chayene Conti; e Luana Scapini, representante da Procuradoria da Mulher.

Anúncio

Durante o evento, Dr. Marcelo Feracin ressaltará o papel do Judiciário como uma das últimas, mas mais determinantes instâncias acionadas pelas vítimas, explicando a agilidade na aplicação das medidas protetivas e reforçando uma mensagem de coragem às mulheres que ainda têm medo de denunciar. Já Dra. Cláudia Biazus abordará a atuação do Ministério Público no enfrentamento à violência e os avanços na proteção feminina nos últimos anos.

Dra. Patrícia apresentará a integração entre o Conselho da Mulher e o CREAS, destacando os desafios e obstáculos para que as mulheres consigam romper o ciclo da violência. A secretária Chayene Conti falará sobre as formas de denúncia, reforçando que, além do Disque 180 e do telefone 190 da Polícia Militar, qualquer equipamento da rede de proteção — como CRAS, CREAS, unidades de saúde, Ministério Público e Judiciário — está disponível para acolhimento e encaminhamento especializado.

Além da transmissão online, a campanha incluirá ações presenciais ao longo de agosto, com palestras para mulheres, adolescentes e idosos, e um mutirão de atendimento para mulheres em situação de violência.

A programação prevê palestras nos grupos de assistência social nos dias 11, 13 e 22 de agosto, mutirão de atendimentos no CREAS entre os dias 25 e 28, e blitz de conscientização na tarde do dia 28. Além disso, a Associação Comercial e Industrial de Corbélia (ACICORB Mulher) está apoiando a sensibilização das lojas para que utilizem a cor lilás nas vitrines durante o mês, simbolizando o compromisso coletivo com a causa.

O Agosto Lilás reforça o compromisso de Corbélia em construir uma rede de proteção engajada, com ações concretas de informação, escuta, acolhimento e mobilização para o enfrentamento da violência contra a mulher.

Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.