Na manhã desta segunda-feira, 19, o Prefeito de Corbélia Dr. Giovani Miguel Wolf Hnatuw, se reuniu com representantes da educação do município para prestar esclarecimento sobre o repasse do residual do reajuste salarial do magistério. Segundo a Prefeitura, esse encontro vem na sequência de outra reunião realizada no dia 16/06 com o Conselho do FUNDEB e professores ativos para tratar do mesmo assunto.
Em janeiro deste ano, o ministro da Educação, Camilo Santana, no dia 16, publicou um reajuste do piso salarial dos professores e professoras de todo o Brasil. O valor teve um aumento de 14,95% e passou de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. O piso representa o salário inicial das carreiras do magistério público da educação básica para a formação em nível médio. O valor considera uma jornada de 40 horas semanais. Desde o primeiro mês de 2023, o valor deveria estar sendo pago aos mais de 250 professores efetivos da rede municipal de ensino de Corbélia. O reajuste no entanto, ficou estacionado em apenas 5,93%.
Durante a reunião, foram apresentados os esclarecimentos referentes ao repasse do residual do reajuste salarial do magistério. O prefeito expôs que houve queda na arrecadação do Município, o que impactou diretamente na capacidade de pagamento dos cofres públicos coberlienses. De acordo com a prefeitura embora o Governo Federal tenha divulgado o aumento do piso salarial, o repasse de recursos do FUNDEB, destinado a custear as despesas com o profissional da Educação, sofreu redução em relação aos anos anteriores.
O prefeito municipal reafirmou o compromisso da administração em garantir que os docentes recebam os valores devidos assim que houver viabilidade financeira para o municípioe que a administração está trabalhando para superar os obstáculos financeiros e cumprir com suas obrigações, visando a valorização dos profissionais da educação ajustando-se ao novo piso salarial do magistério divulgado pelo Governo Federal no início desse ano.
“A administração municipal de Corbélia está empenhada em manter a população informada sobre os desdobramentos dessa questão e continuará envidando esforços para resolver essa situação de forma justa e equilibrada, em consonância com as diretrizes legais e financeiras vigentes.”
A reunião contou com a presença do Prefeito Muncipal, do Presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Emanuel Andrigo Huff, da Sec. de Educação e Cultura, Sra. Silvia Mara Skottki Pinto, do Procurador Jurídico do Município de Corbélia, Sr. Vilson Roque Schwening, do Procurador Juridico da Câmara Municipal de Corbélia, Sr. Luis Lemes, dos representantes da CASSEMC (Caixa de Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Corbélia), Sr. Jean Carlos Debastiani e Sra. Arielly Silva, além de professoras aposentadas da Rede Municipal de Ensino.
Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO