O prefeito de Cafelândia, Culestino Kiara, juntamente com a secretária de Saúde, Sarah Massaneiro e o secretário de Governo e Finanças, Claudemir Camilo, participaram na última semana de uma extensa agenda de reuniões e audiências na capital do Estado.
Uma das audiências que estava na agenda, aconteceu junto a Secretaria de Estado de Saúde – SESA. Onde o prefeito e secretários se reuniram com o diretor de Gestão em Saúde, Dr. Vinicius Filipak. O Diretor recebeu os pedidos e protocolos do município de Cafelândia, e expôs a realidade que o Paraná vivencia neste momento de pandemia.
Foram protocolados na SESA uma solicitação para construção de um heliponto – área destinada, exclusivamente, à realização de operações de decolagem e aterrissagem de helicópteros para urgências e emergências, solicitação está feita pelo SAMU e que deverá ser atendida em uma área localizada próximo ao SAMU e ao Hospital; uma solicitação de aquisição de equipamentos e insumos para o Hospital de Cafelândia foi protocolada ainda e também foi protocolado um pedido para aquisição de testes rápidos, que serão usados para testar a população que teve contato com um contaminado, para tentar assim diminuir o índice de transmissão do Covid – 19 que está elevado em Cafelândia.
Outra demanda abordada junto ao diretor de Gestão em Saúde foi em relação a abertura propriamente dita do Hospital.
“Acredito que o que mais tenho feito desde que assumi a gestão é viabilizar a abertura do Hospital de Cafelândia, ainda mais em um momento tão difícil como esse que estamos enfrentando, com falta de leitos e de estrutura hospitalar. Quero agradecer ao Dr. Filipak pela conversa longa e franca, nos auxiliando em relação a melhor forma de gestão, clareando dúvidas e amadurecendo ideias. Acredito que estamos avançando a passos largos para a concretização deste sonho, que é a abertura do hospital. Avalio positiva a reunião, inclusive com a sinalização satisfatória das nossas solicitações. Nos próximos dias uma reunião com o secretário Beto Preto deverá acontecer para que município e Estado `falem a mesma língua’ no quesito hospital’’, encerrou o prefeito.
Em relação a construção do heliponto, a SESA já fez o pedido do projeto arquitetônico – que deverá ser apresentado nos próximos dias pelo município – para que o mesmo tenha prosseguimento e seja aprovado.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO