A Defesa Civil de Cascavel realiza nesta quinta-feira (22), das 8h às 12h, o I Simpósio Regional de Gestão de Desastres, no auditório da Prefeitura de Cascavel, e o Prefeito de Anahy Carlos Reis está participando do treinamento.
O evento atende às prerrogativas do Plano Municipal de Contingência, do qual faz parte todas as secretarias e autarquias municipais, além de outros órgãos estaduais como Corpo de Bombeiros e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, por meio do secretário estadual, Cel. Fernando Schilling.
A Defesa Civil de Cascavel está sempre de plantão para atender as situações de urgência e emergência no município. O órgão tem sido fundamental para ser um apoio à população em momentos extremos. E toda essa expertise está sendo compartilhada com os secretários e prefeitos de cidades da região.
O Prefeito Carlos Reis esteve à frente durante a abertura do evento ao lado do Prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos. Carlos agradeceu a oportunidade poder fazer parte do treinamento.
“Agradeço a oportunidade de estar presente no evento e de me manifestar na abertura. Destaco a importância da Defesa Civil que sempre dão rápida resposta em situações de eventos climáticos na região ou o no nosso município. O simpósio é importante porque estamos entrando em um período que é muito comum ocorrer temporais, ventos, granizo, e aqui conseguimos saber como é o trabalho da Defesa nas mais diversas situações. Na próxima vez que tivermos algo assim saberemos como agir, com quem conversar e como instruir a população.”
O Prefeito ressaltou ainda que o momento é de estreitar relacionamento com os órgãos estaduais, em especial a Defesa Civil. Agora estamos preparados para alguma ocorrência que possa nos atingir futuramente.
O evento conta também com a participação de representantes das forças de segurança e trânsito e demais órgãos que possam contribuir para o atendimento à população em situações de desastres e todos estarem uníssonos em relação a estratégias em momentos de tragédia.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Márcio Ribeiro, o evento é necessário para a preparação integrada do município em caso de evento desastroso de grandes proporções, como um vendaval ou até mesmo um ciclone.
Casos como esses podem danificar milhares residências, comércios, prédios e vias públicas e podem provocar queda de centenas de árvores, interromper sinalização de trânsito, fornecimento de água, de energia elétrica, entre outros, expondo a cidade e a população a insegurança e necessidade de respostas imediatas aos danos sofridos por parte do poder público.
“A primeira resposta é sempre do município, segundo legislação, de modo que neste simpósio as autoridades irão problematizar as ações de resposta ao evento desastroso de grandes proporções”, explica.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO