105 views 4 min 0 Comment

Polícia Militar recupera cinco das nove pistolas furtadas do Exército Brasileiro

- 20 de novembro de 2024
Anúncio
  • PUBLICIDADE DO SICREDI NOSSA TERRA COM OS DIZERES: NÃO É SÓ UM CARTÃO. SÃO FACILIDADES E BENEFÍCIOS PARA VOCÊ
  • CAMPANHA PUBLICITÁRIO DA UNIMED CASCAVEL COM OS DIZERES CONTRATE NO DIGITAL PARA VIVER O REAL. 5% DE DESCONTO NAS 3 PRIMEIRAS MENSALIDADES + CARÊNCIA ZERO SIMULE, CONTRATE E GANHE. CLIQUE AQUI E ADQUIRA SEU PLANO.

A Polícia Militar, em operação conjunta com o Exército Brasileiro, recuperou cinco das nove pistolas Beretta calibre 9mm furtadas do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada, em Cascavel, no oeste do Paraná. As armas foram localizadas nesta terça-feira (19) no município de Espigão Alto do Iguaçu, durante ações que integram uma megaoperação para recuperar o armamento.

A assessoria de Comunicação do Exército confirmou a apreensão de parte do armamento furtado. “Prosseguimos para recuperar na totalidade, no menor prazo possível. Estamos com equipes em campo e outros detalhes podem colocar em risco o sucesso da Operação.”

A operação foi desencadeada após denúncias apontarem que parte do armamento estaria em uma área de assentamentos no município de Espigão Alto do Iguaçu. Em uma residência identificada pelos policiais, foram encontradas quatro pistolas Beretta calibre 9mm, além de várias caixas de munição: quatro contendo 50 projéteis calibre 9mm cada, uma com 30 projéteis do mesmo calibre e duas com 25 munições calibre 12 cada.

Anúncio
  • PUBLICIDADE DO SICREDI NOSSA TERRA COM OS DIZERES: NÃO É SÓ UM CARTÃO. SÃO FACILIDADES E BENEFÍCIOS PARA VOCÊ
  • CAMPANHA PUBLICITÁRIO DA UNIMED CASCAVEL COM OS DIZERES CONTRATE NO DIGITAL PARA VIVER O REAL. 5% DE DESCONTO NAS 3 PRIMEIRAS MENSALIDADES + CARÊNCIA ZERO SIMULE, CONTRATE E GANHE. CLIQUE AQUI E ADQUIRA SEU PLANO.

Um dos moradores da casa confessou que as armas haviam sido deixadas por um amigo no domingo (17). Em continuidade às buscas, outra pistola Beretta calibre 9mm e uma caixa com 50 munições foram localizadas em uma área de mata próxima à PR-484, nas proximidades de Três Barras do Paraná, cerca de 10 quilômetros do trevo da cidade.

O homem envolvido foi preso e encaminhado junto com o material apreendido à Delegacia de Plantão. As pistolas recuperadas foram enviadas para perícia e serão devolvidas ao Exército após as investigações.

O furto foi descoberto no domingo (17), por volta das 13h50, quando o Exército identificou o desaparecimento das armas da Reserva de Armamento do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada, em Cascavel. A instituição imediatamente instaurou um Inquérito Policial Militar e mobilizou suas tropas, convocando inclusive militares de folga e afastados.

A ação conta com apoio das polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar, que realizam bloqueios em estradas e patrulhamento em áreas estratégicas. Na segunda-feira (18), vistorias foram realizadas em veículos na BR-369, com o objetivo de localizar as armas e identificar os envolvidos no crime.

Operação Ágata

A Operação Ágata, tradicionalmente voltada ao combate a crimes como contrabando, tráfico de drogas e descaminho, foi redirecionada para investigar possíveis rotas utilizadas pelos criminosos para retirar o armamento do batalhão. Segundo o general Amorim, a operação também busca rastrear redes criminosas que poderiam estar envolvidas no furto.

Esclarecimentos e continuidade da investigação

O Exército confirmou que todos os militares da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada estão empenhados nas buscas e informou que as ações continuarão por tempo indeterminado até a recuperação de todas as armas. Em nota, a instituição informou que os militares responsáveis pela segurança do armamento no dia do ocorrido foram punidos disciplinarmente por negligência, mas não são considerados suspeitos do crime.

As investigações seguem em andamento, com o objetivo de identificar outros envolvidos e esclarecer as circunstâncias do furto. Quatro pistolas ainda permanecem desaparecidas.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading