290 views 2 min 0 Comment

PF realiza operação contra esquema de pirâmide financeira em Cascavel

Anúncio

Nesta terça-feira, 28, a Polícia Federal deflagrou a Operação Engodo, visando suspeitos envolvidos em um esquema ilegal de pirâmide financeira. Agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Cascavel, expedidos pela 9ª Vara Federal de Curitiba, contra os controladores do “Clube de Investimentos Grupo Cvel/PR”. A Justiça também autorizou o bloqueio de três imóveis, veículos, contas bancárias e ativos financeiros dos investigados.

As investigações, iniciadas em novembro de 2022, revelaram que os investigados emitiram e ofereceram ao público valores mobiliários por meio de contratos de investimento coletivo em nome do “Clube de Investimentos Grupo Cvel/PR”. O clube foi criado para captar investimentos, supostamente operando na bolsa de valores com promessas de retorno financeiro significativo.

Ficou evidente que o clube de investimentos aplicou apenas parte dos valores arrecadados no mercado mobiliário, gerando prejuízos. Uma investigada chegou a emitir documentos falsos para as vítimas, como termos de adesão, notas de corretagem e declarações de rendimentos, utilizando até a marca do Banco Mercantil do Brasil, que negou qualquer relação.

Anúncio

Ao longo do tempo, os investigados não conseguiram mais cumprir os compromissos assumidos com os investidores. A ação criminosa, ocorrida entre 2018 e 2022, resultou em quase uma centena de vítimas, que registraram prejuízo total de R$ 15.344.890,15. Estima-se que a captação de recursos ultrapassou os R$ 38 milhões.

Os envolvidos responderão por crimes como operar instituição financeira sem autorização, induzir e manter investidor em erro, fraudar o investidor, apropriação e desvio.

Anúncio

Fique por dentro das notícias que são destaques em Corbélia e região. Clique Aqui e siga nosso Canal no Whatsapp.

Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.