
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (2) a Operação Rota Binacional, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada no tráfico interestadual e transnacional de drogas.
As investigações começaram em dezembro de 2024, após a apreensão de mais de uma tonelada de maconha escondida dentro de postes de concreto durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR-369, em Corbélia. Na ocasião, dois estrangeiros foram presos em flagrante enquanto transportavam a carga.
Com o avanço das apurações, a PF identificou outros integrantes do esquema, entre eles o responsável pelo carregamento, o batedor que fazia o acompanhamento da carga e o intermediário da negociação do frete. As investigações apontam que a droga era trazida da região de fronteira e tinha como destino o estado de São Paulo, utilizando veículos de apoio logístico.
Na fase de hoje, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão nos municípios de Jandaia do Sul e Foz do Iguaçu. Além disso, a Justiça determinou medidas patrimoniais cautelares contra o principal investigado, incluindo o sequestro de imóveis, bloqueio de ativos financeiros e indisponibilidade de bens, em valor que pode chegar a R$ 5 milhões.
O nome da operação faz referência à rota criminosa de caráter binacional, que envolvia a entrada de drogas em território brasileiro a partir de país vizinho, para posterior distribuição no país.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO