221 views 2 min 0 Comment

PF deflagra Operação “CPF de Aluguel” contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Anúncio

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (2) a Operação CPF de Aluguel, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa envolvida no tráfico transnacional de drogas e na lavagem de dinheiro. A ação contou com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná (FICCO/PR).

As investigações começaram em janeiro deste ano, após uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Cascavel, quando foram apreendidos 173,3 kg de cocaína, distribuídos em 159 tabletes escondidos sob sucata metálica e acompanhados de uma nota fiscal utilizada como disfarce.

Durante as diligências, os agentes identificaram que o motorista preso em flagrante fazia parte de uma organização criminosa estruturada para o transporte de drogas. Também foi constatado que o veículo utilizado no crime havia sido adquirido por um terceiro, apontado como financiador e líder do grupo, responsável por movimentações financeiras em seu nome e por meio de intermediários ligados à quadrilha.

Anúncio

Nesta fase da operação, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e dois de busca e apreensão, além de medidas patrimoniais cautelares que incluem sequestro de imóveis, bloqueio de ativos financeiros e de investimentos bancários, bem como a indisponibilidade de bens móveis, até o montante de R$ 5 milhões por investigado. Os mandados foram cumpridos em Navegantes (SC).

Segundo a PF, o nome da operação faz referência ao modus operandi da organização, que utilizava nomes e documentos de terceiros — os chamados “laranjas” — para registrar veículos, movimentar valores e dar aparência de legalidade às atividades ilícitas. Além de responderem por lavagem de dinheiro, essas pessoas poderão ser responsabilizadas por participação em organização criminosa.

A corporação reforçou ainda que o fornecimento ou empréstimo de dados pessoais, como o CPF, é uma conduta grave que pode configurar crime, sujeitando o responsável a sanções penais e patrimoniais.

Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.