73 views 3 min 0 Comment

Pesquisa da Segurança Paraná 2025 chega a Corbélia e Maringá e se aproxima da reta final

Anúncio

Com mais de 8 mil entrevistas já concluídas, a Pesquisa da Segurança Paraná 2025 chega nesta semana aos municípios de Maringá e Corbélia, marcando a etapa final do mais completo levantamento sobre segurança pública já realizado no Estado.

A iniciativa é promovida pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) e tem como objetivo compreender a percepção dos paranaenses sobre a segurança em suas ruas e bairros, identificando aspectos que influenciam o sentimento de proteção da população.

Com a avaliação dos resultados, a pasta pretende formular políticas públicas mais eficientes e direcionadas às necessidades locais.

Anúncio

Além de avaliar a sensação de segurança, a pesquisa também busca entender as causas das subnotificações de crimes, um dos principais desafios enfrentados pelos órgãos de segurança.
Ao todo, 12 mil domicílios em 87 municípios foram selecionados por sorteio, seguindo critérios rigorosos de metodologia científica.

Os entrevistadores estão aplicando questionários com 180 perguntas, abordando temas como a presença de policiais nas ruas, iluminação pública, equipamentos urbanos e existência de espaços ociosos, como terrenos baldios.

“Os dados vão subsidiar a formulação de políticas públicas específicas para diferentes localidades. É um trabalho sequencial que permitirá aos policiais compreender o comportamento do crime em cada região”, explica o tenente-coronel Cláudio Todisco, chefe do Centro de Análise, Planejamento e Estatísticas (CAPE) da Sesp, responsável pelo projeto em parceria com o Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os pesquisadores que realizam as entrevistas estão devidamente uniformizados, usando coletes azuis da Sesp e crachás com QR Code, que permitem a verificação de suas credenciais. Antes de iniciar os trabalhos em cada município, as equipes se apresentam às sedes da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

A Prefeitura de Corbélia reforça a importância da colaboração da comunidade e pede que os moradores recebam bem os entrevistadores, contribuindo para que o levantamento seja o mais fiel e completo possível. A participação dos cidadãos é fundamental para que as políticas públicas sejam planejadas com base na realidade local.

A Pesquisa da Segurança Paraná 2025 pode ser acompanhada em tempo real na página oficial da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, onde também estão disponíveis as informações sobre a identificação dos entrevistadores.

Anúncio

A divulgação dos resultados está prevista para 2026. O último levantamento semelhante foi realizado há mais de 20 anos, abrangendo apenas Curitiba e Foz do Iguaçu.

Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.