Coordenadores pedagógicos que atuam na rede municipal de ensino receberam os certificados no Curso de Formação Continuada em Tecnologias Educacionais no último sábado, 05, no Biopark. A proposta que acontece em parceria entre o Biopark Educação, Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Município de Toledo capacita os profissionais da educação para que eles trabalhem com tablets em sala de aula.
A formação com carga horária de 40 horas-aula foi realizada por docentes especializados do Biopark Educação, IFPR e da Secretaria Municipal de Educação. Essa é uma das ações contempladas no Protocolo de Intenções assinado no dia 24 de junho que prevê o Programa para cursos de formação inicial e continuada e um mestrado profissional em educação. “O trabalho coroa a parceria entre três instituições comprometidas com a educação em Toledo. Conseguir compartilhar nosso modelo de ensino inovador com os quase quarenta diretores e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação é mais uma de nossas iniciativas nesse processo transformacional. Vimos o comprometimento de todos os profissionais envolvidos. Vale celebrar mais uma parceria com o Instituto Federal do Paraná e a Prefeitura Municipal de Toledo”, ressalta o diretor do Biopark Educação, Paulo Rocha.
Os equipamentos para a realização do curso foram entregues no começo de agosto, durante o lançamento da parceria que faz parte do programa Aluno Conectado. “O Biopark Educação e o IFPR não estão medindo esforços para colocar à nossa disposição instrutores que estão ensinando nossos professores a lidarem melhor com os recursos tecnológicos, viabilizados pelo programa Aluno Conectado, como os tablets. Com essa formação dos coordenadores, estamos certos de que eles vão multiplicar com maior rapidez o conhecimento que receberam, contribuindo para que as ações nesta área sejam fortalecidas em nossas escolas”, conclui a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa.
O coordenador do Centro de Referência IFPR – Biopark, Renato Guerreiro, ressalta a parceria e enfatiza que o ensino básico é a fase mais importante para a formação dos estudantes. “A Secretaria de Educação de Toledo tem feito um excelente trabalho na promoção de formação de professores e coordenação que atuam na educação infantil. Ficamos muitos felizes quando o IFPR foi convidado para oferecer formação inicial e continuada para esses profissionais tão importantes para o futuro dos nossos jovens”, comenta.
“O curso foi um tremendo sucesso. Poder atuar conjuntamente com profissionais das três instituições foi sensacional. Um completa a experiência que falta no outro e o resultado é uma formação de excelência para profissionais da Educação. O Brasil precisa de mais exemplos como esse, onde todos se unem com o mesmo objetivo. Esse é o tipo de inovação que a Educação brasileira precisa”, complementa Guerreiro.
A atividade contempla ainda os professores da rede municipal de ensino. A previsão é de que a qualificação dos educadores inicie no próximo ano. “Em 2023 planejamos novas iniciativas nesse contínuo compromisso de cooperação com a educação em nossa cidade”, finaliza Rocha.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO