Paraná libera investimento de R$ 10 milhões para reconstrução de escola em Rio Bonito do Iguaçu

Anúncio

O Governo do Estado do Paraná autorizou nesta quarta-feira (12) o investimento de R$ 10 milhões para a reconstrução completa do Colégio Estadual Ludovica Safraider, em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Estado.

A unidade foi uma das mais atingidas pelos temporais que devastaram a região na última semana e será reconstruída pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), autarquia responsável pela infraestrutura das escolas estaduais.

Equipes da Secretaria da Educação (Seed-PR) e do Fundepar estão mobilizadas na região para garantir a retomada das aulas com segurança. Para as demais unidades menos afetadas, o instituto liberou recursos emergenciais por meio do Fundo Rotativo, possibilitando que as próprias escolas realizem reparos imediatos, principalmente em coberturas e instalações elétricas, restabelecendo as condições adequadas para o retorno das atividades presenciais.

Anúncio

No caso do Colégio Ludovica Safraider, os danos foram severos, exigindo uma intervenção completa. O levantamento técnico realizado por engenheiros do Fundepar apontou a necessidade de reconstrução de um bloco de salas de aula, troca integral da estrutura do telhado, substituição de janelas e portas, reforma elétrica e de climatização, reconstrução do muro, melhorias na cozinha e construção de um novo ginásio de esportes.

De acordo com a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, a obra reflete o compromisso do Governo do Estado com a qualidade da educação e o bem-estar das comunidades escolares.

“A destruição provocada pelos ventos foi grande, mas a resposta do Estado está sendo ainda maior. Sob orientação do governador Ratinho Junior, estamos atuando com agilidade e rigor técnico para reconstruir o colégio. Essa será uma nova escola, moderna, segura e acolhedora, que simboliza o recomeço de toda uma comunidade”, afirmou.

Atendendo à solicitação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, e do secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o Fundepar também se reuniu com a prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação de Rio Bonito do Iguaçu para oferecer apoio técnico na recuperação das demais escolas públicas do município e da região. “A união de esforços entre o governo, as equipes escolares e a população mostra que, com planejamento e dedicação, é possível transformar uma tragédia em um marco de superação”, concluiu Carmona.

AGILIDADE POR DECRETO – As obras serão contratadas de forma emergencial, amparadas pelo Decreto nº 11.873/2025, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O decreto permite à Fundepar e à Seed-PR atuar com mais rapidez e segurança jurídica na reconstrução das escolas danificadas, utilizando inclusive o Sistema de Registro de Preços (SRP) para reduzir custos e acelerar as entregas.

AULAS VOLTANDO – As aulas na rede estadual de Rio Bonito do Iguaçu começaram a ser retomadas na terça-feira (11), com o retorno das atividades no Colégio Estadual Joaquim Nazario Ribeiro, que atende 115 estudantes. Ao longo da semana, outras escolas também voltarão a funcionar de forma gradativa.

Veja o cronograma:

  • Terça-feira (11)
  • CE Joaquim Nazario Ribeiro – 115 estudantes
  • Quarta-feira (12)
  • CE Pinhalzinho – 111 estudantes
  • CE José Alves dos Santos – 105 estudantes
  • CE Iraci Salete Strozack – 607 estudantes
  • CE Sebastião E. da Costa – 109 estudantes
  • Quinta-feira (13)
  • CE Ireno Alves dos Santos – 128 estudantes
  • Sem previsão de retorno presencial
  • CE Ludovica Safraider – 389 estudantes
Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.