Paraná aplicou 130 mi​l doses no fim de semana, um quinto de todo o País

Com alta adesão dos municípios, o Estado fechou o primeiro fim de semana da campanha Vacina Paraná de Domingo a Domingo com a aplicação de 129.412 doses do imunizante contra a Covid-19. Com essa grande força-tarefa, que contou com mutirões no sábado 27/03 e no domingo 28/03 em 231 cidades, o Estado se aproxima da marca de 1 milhão de paranaenses vacinados.

De acordo com o vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde, 933.836 pessoas dos grupos prioritários já foram vacinadas, sendo que 213.614 receberam a dose de reforço. Até a tarde de segunda-feira 29/03, 1.147.450 doses tinham sido aplicadas no Estado. Das 1.727.850 vacinas recebidas pelo Paraná do Ministério da Saúde, 1.726.479 já foram enviadas pelo Governo do Estado às 22 Regionais de Saúde e, posteriormente, aos municípios.

Quase um quinto de todas as doses aplicadas no Brasil no fim de semana foi em um paranaense. Informações do consórcio de veículos de imprensa mostram 650.341 doses de vacina foram aplicadas no sábado e no domingo no País. O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que a orientação é que os municípios acelerem a vacinação para imunizar o maior número de pessoas, com aplicações todos os dias de semana, de domingo a domingo, sem interrupção. Quanto mais paranaenses estiverem vacinados, mais rapidamente conseguiremos vencer essa pandemia.

O objetivo do Estado, explicou Ratinho Junior, é aumentar a escala de aplicação para que, em abril, todas pessoas com 60 anos ou mais sejam vacinadas, para então incluir novos grupos prioritários, como policiais e professores. Disse também que algumas cidades já estão vacinando o público a partir de 65 anos, mas a ideia é vacinar cada vez mais rápido. O sistema de saúde do Paraná é bastante organizado. Tendo vacina, conseguimos aplicar de forma muito célere.

REGIONAIS – A 2a Regional de Saúde (Metropolitana), que tem o maior público a ser imunizado, foi também a que mais vacinou no fim de semana. No sábado e no domingo, 16 cidades da regional participaram do mutirão e aplicaram 36.607 doses. A 15a RS (Maringá) também se destacou, com a aplicação de 11.232 doses nos dois dias.

Com a vacinação do fim de semana, quando 6.846 doses foram aplicadas, Maringá já vacinou 11% da sua população, chegando a imunizar 44.673 pessoas. O governador Ratinho Junior e o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, acompanharam, no domingo, o mutirão na cidade e também em Apucarana.

Beto Preto afirmou que este momento esta sendo gasto todo o estoque da primeira dose, enquanto se trabalha com o Ministério da Saúde a garantia da segunda. O importante é ampliar o espectro de vacinados, para diminuir rapidamente os casos que precisam de internação médica. Ressaltou ainda que com o esforço dos municípios paranaenses, o trabalho de prefeitos e secretários municipais de saúde, conseguiremos chegar logo a uma boa porcentagem da população paranaense imunizada.

Também se destacaram na vacinação do fim de semana a 3a RS (Ponta Grossa), com 9.056 doses aplicadas, a 9a RS (Foz do Iguaçu), com 6.935 doses, 17a RS (Londrina), com 6.546 doses, 1a RS (Paranaguá), onde todos os sete municípios aderiram e vacinaram 5.836 pessoas, 8a RS (Francisco Beltrão), com a aplicação de 5.682 doses, 14a RS (Paranavaí), com 5.580 doses, e 19a RS (Jacarezinho), que aplicou 5.031 doses.

Fonte: AEN

Conteúdo Protegido