226 views 3 min 0 Comment

Papa Leão XIV aceita renúncia de Dom Aparecido Donizeti de Souza como bispo auxiliar de Cascavel

Anúncio

A Nunciatura Apostólica informou que o Papa Leão XIV aceitou, nesta quarta-feira, 7 de janeiro, o pedido de renúncia apresentado por Dom Aparecido Donizeti de Souza, até então bispo auxiliar da Arquidiocese de Cascavel, no Oeste do Paraná.

A decisão foi comunicada oficialmente à Igreja no Brasil e marca o encerramento do período de atuação episcopal de dom Aparecido na arquidiocese, função que exercia desde sua nomeação em junho de 2022.

Em mensagem divulgada pela Arquidiocese de Cascavel, Dom Aparecido Donizeti dirigiu-se ao povo de Deus com palavras de gratidão, espiritualidade e discernimento. No texto, o bispo destacou que, há cerca de um ano, vinha sentindo um chamado interior para viver uma experiência missionária, voltada ao serviço pastoral, sacramental e espiritual em comunidades que necessitem de maior assistência.

Anúncio

Segundo ele, após um caminho de reflexão, oração e discernimento, decidiu encaminhar ao Santo Padre o pedido de renúncia ao ofício episcopal, a fim de poder viver, “com mais liberdade e serenidade”, uma entrega missionária conforme seus dons e possibilidades, onde Deus assim permitir.

Dom Aparecido também expressou agradecimento especial aos arcebispos dom Adelar Baruffi e dom José Mario Scalon Angonese, pela amizade, companheirismo e fraternidade episcopal, além de reconhecer o apoio e a convivência com colaboradores da Casa Episcopal, da Cúria Metropolitana, padres, religiosos, diáconos permanentes, seminaristas e fiéis leigos e leigas da arquidiocese.

Ao encerrar a mensagem, o bispo afirmou permanecer unido ao povo de Cascavel por meio da oração e confiou seus próximos passos à vontade de Deus, sob a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, pedindo bênçãos para que possa continuar sendo instrumento da graça e do amor de Deus em sua missão.

Trajetória de vida e episcopal

Dom Aparecido Donizeti de Souza nasceu em Ibiaci, distrito de Primeiro de Maio (PR), em 13 de janeiro de 1964. Cursou Filosofia no Instituto Filosófico de Apucarana (PR) e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI de Londrina. Foi ordenado presbítero em 12 de dezembro de 1992 e obteve mestrado em Teologia Espiritual na Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma.

Na diocese de Cornélio Procópio (PR) exerceu diversas atividades em paróquias e seminários, além de assessorias pastorais. O Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar de Porto Alegre no fim de 2015. A ordenação episcopal ocorreu em 18 de março de 2016, em Cornélio Procópio, presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Jaime Spengler. Em Porto Alegre, exercia a função de bispo referencial para o Vicariato de Gravataí.

O Papa Francisco o nomeou na quarta-feira, 22 de Junho de 2022 como bispo auxiliar na diocese de Cascavel (PR).

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.