
Panorama foi emitido em 13 de julho de 2020, e os dados de Corbélia apresentados foram consultados no dia 11/07/2020, às 18h30
O número de casos confirmados de COVID-19 em Corbélia aumentaram 30% em relação à semana anterior. Paralelamente a Matriz de Risco também saiu de baixa para moderada em apenas sete dias. De acordo com o último boletim disponibilizado pela Secretaria de Saúde, Corbélia possui 97 casos confirmados de COVID-19.
Totalizando 11 pontos, a sinalização é de alerta Laranja para o município, e a recomendação é de DISTANCIAMENTO SOCIAL AMPLIADO 1
Os números fazem parte do Panorama da COVID-19 em Corbélia, um estudo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde para traçar a evolução e transmissão do vírus no município. O estudo traz dados semanais e comparativos dos pacientes contaminados como o perfil, idade e qual Unidade Básica de Saúde pertencem.
A Secretária de Saúde de Corbélia Cleide Messias, aponta que os dados “são importantes para apontar qual caminho o município deve seguir, e principalmente faz a alerta de que os números estão crescentes.”
Cleide explicou ainda que a alta pode se dar devido ao aumento no número de testes realizados com profissionais de saúde na última semana.
É nesse levantamento também em que mostra que as mulheres são maioria no número de casos confirmados, e representam 63,8% no total. Os homens somam 36,2%.

Apesar dos idosos e pessoas em grupo de risco serem os mais acometidos pela doença no Brasil, os números também apontam que em Corbélia são os jovens entre 20 e 29 anos os que mais se contaminam com a COVID-19.
Na sequência estão as pessoas entre 30 e 39 anos, e em seguida pessoas entre 40 e 49 anos.
Pacientes entre 50 anos ou mais somam um total de 23 casos. Os jovens e adolescentes entre 10 e 19 anos também aparecem no levantamento. O município registrou ainda casos de COVID-19 entre crianças de 01 e 09 anos, e um bebê com menos de 1 ano.

A incidência de casos também é medida no Panorama da COVID-19 em Corbélia. De acordo com os dados 0,55% da População Corbeliense já entrou em contato com o vírus. A incidência no entanto, cresceu 1,5% em comparação com a semana interior.
O índice de contaminação pela COVID-19 em Corbélia teve um aumento de 50% entre uma semana e outra. Cada indivíduo contaminado pelo novo coronavírus está infectando 1,4 pessoa.
Na semana entre os dias 24 e 30 de maio Corbélia chegou a ter o índice em 5, o mais alto já registrado até o momento no município.
A recomendação das autoridade sanitárias locais, é de que a população não saia de casa se não for extremamente necessário. A recomendação ainda é que não realizem eventos e almoços familiares.
Os recuperados representam 74,5% dos casos identificados em Corbélia. Apenas 24,5% ainda estão em isolamento domiciliar.

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO